Auditoria externa nas entidades do terceiro setor: análise da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis e gestores dessas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jenilson Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6653
Resumo: O terceiro setor é composto por instituições que possuem por objetivo a busca pelo bem-estar da população alvo de suas ações. Nesse contexto, a auditoria externa ou independente surge para essas organizações como aliada no processo de transparência e credibilidade das informações fornecidas através de suas demonstrações contábeis perante a sociedade. Desse modo, este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos discentes de contabilidade e dos gestores de organizações do terceiro setor sobre a aplicação da auditoria externa nessas organizações. Esta pesquisa caracterizou-se como de caráter descritivo e natureza quantitativa. Para obter a percepção dos dois grupos de respondentes, coube analisar sete assertivas colhidas por intermédio da aplicação de um questionário estruturado. Para a verificação dos resultados, utilizou-se a análise fatorial e teste simples de média. Quanto aos resultados, a análise fatorial indicou a formação de três fatores ou constructos que juntos explicam 63,486% da variabilidade total dos dados originais, sendo o primeiro constructo composto pelas assertivas de funcionalidades da auditoria externa; o segundo evidenciando as assertivas da transparência e confiabilidade da auditoria externa e o terceiro constructo com a aglutinação das assertivas que tratam a auditoria externa como redutora de erros e fraudes. Em relação à análise descritiva dos dados, verificou-se que não existem diferenças significativas de médias entre os discentes e gestores quanto ao grau de confiabilidade em relação à auditoria externa, indicando, também, um desvio padrão baixo entre os fatores e assim apontando, de uma maneira geral, para um alto grau de confiabilidade e transparência na auditoria externa por parte dos respondentes.
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