Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Júnior, Francisco Vanderley
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429
Resumo: This work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application.
id UFER_65a198293b3b34c7f757121ea3298b5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5429
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medioFerramenta PedagógicaForma LúdicaEnsino-aprendizagemPedagogical toolLudicityTeaching learning processCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application.Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), “Marinheiros do Espaço”, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaSorrentino, Taciano Amaral04900824402http://lattes.cnpq.br/4229849194119201Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel03574307438http://lattes.cnpq.br/1748071367144485Xavier, Mário César Soares89366263453http://lattes.cnpq.br/5782444178715342Medeiros, Subênia Karine de02450251464http://lattes.cnpq.br/5132753123254012Costa Júnior, Francisco Vanderley2020-09-01T00:11:49Z2020-07-282020-09-01T00:11:49Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429porCOSTA JÚNIOR, Francisco Vanderley da. Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:40:22Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5429Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:40:22Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
title Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
spellingShingle Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
Costa Júnior, Francisco Vanderley
Ferramenta Pedagógica
Forma Lúdica
Ensino-aprendizagem
Pedagogical tool
Ludicity
Teaching learning process
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
title_full Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
title_fullStr Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
title_full_unstemmed Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
title_sort Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
author Costa Júnior, Francisco Vanderley
author_facet Costa Júnior, Francisco Vanderley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sorrentino, Taciano Amaral
04900824402
http://lattes.cnpq.br/4229849194119201
Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
03574307438
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
Xavier, Mário César Soares
89366263453
http://lattes.cnpq.br/5782444178715342
Medeiros, Subênia Karine de
02450251464
http://lattes.cnpq.br/5132753123254012
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Júnior, Francisco Vanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta Pedagógica
Forma Lúdica
Ensino-aprendizagem
Pedagogical tool
Ludicity
Teaching learning process
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ferramenta Pedagógica
Forma Lúdica
Ensino-aprendizagem
Pedagogical tool
Ludicity
Teaching learning process
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-31
2020-09-01T00:11:49Z
2020-07-28
2020-09-01T00:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA JÚNIOR, Francisco Vanderley da. Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471082979328