Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429 |
Resumo: | This work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application. |
id |
UFER_65a198293b3b34c7f757121ea3298b5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5429 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medioFerramenta PedagógicaForma LúdicaEnsino-aprendizagemPedagogical toolLudicityTeaching learning processCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application.Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), “Marinheiros do Espaço”, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaSorrentino, Taciano Amaral04900824402http://lattes.cnpq.br/4229849194119201Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel03574307438http://lattes.cnpq.br/1748071367144485Xavier, Mário César Soares89366263453http://lattes.cnpq.br/5782444178715342Medeiros, Subênia Karine de02450251464http://lattes.cnpq.br/5132753123254012Costa Júnior, Francisco Vanderley2020-09-01T00:11:49Z2020-07-282020-09-01T00:11:49Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429porCOSTA JÚNIOR, Francisco Vanderley da. Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:40:22Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5429Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:40:22Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
title |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
spellingShingle |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio Costa Júnior, Francisco Vanderley Ferramenta Pedagógica Forma Lúdica Ensino-aprendizagem Pedagogical tool Ludicity Teaching learning process CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
title_full |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
title_fullStr |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
title_full_unstemmed |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
title_sort |
Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio |
author |
Costa Júnior, Francisco Vanderley |
author_facet |
Costa Júnior, Francisco Vanderley |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sorrentino, Taciano Amaral 04900824402 http://lattes.cnpq.br/4229849194119201 Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel 03574307438 http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 Xavier, Mário César Soares 89366263453 http://lattes.cnpq.br/5782444178715342 Medeiros, Subênia Karine de 02450251464 http://lattes.cnpq.br/5132753123254012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Júnior, Francisco Vanderley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramenta Pedagógica Forma Lúdica Ensino-aprendizagem Pedagogical tool Ludicity Teaching learning process CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Ferramenta Pedagógica Forma Lúdica Ensino-aprendizagem Pedagogical tool Ludicity Teaching learning process CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-31 2020-09-01T00:11:49Z 2020-07-28 2020-09-01T00:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA JÚNIOR, Francisco Vanderley da. Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747471082979328 |