O Impacto da variação linguística no processo de aquisição da escrita por alunos do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10866 |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação entre as variações linguísticas presentes na fala e seus reflexos na escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Messias Targino-RN. Tem como objetivo principal identificar quais as variações fonético-fonológicas são mais recorrentes na produção da escrita dos alunos do 4º ano do ensino fundamental I em uma escola pública na cidade de Messias Targino, no interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula com 8 alunos do ensino fundamental I, na qual foi solicitado uma produção escrita de cada um dos integrantes da turma. Em seguida, os textos foram analisados e identificados quais foram os desvios de escrita encontrados em cada produção textual. Logo após a identificação dos desvios, catalogou-se e quantificou-se os tipos de desvios fonético fonológicos encontrados no texto. A partir da análise, identificou-se que os desvios ortográficos mais frequentes decorrem da influência falada. Chegou-se a conclusão que os resultados desta pesquisa mostram que a variação linguística envolvendo aspectos fonético-fonológicos impactam o desenvolvimento da escrita na trajetória escolar. |
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O Impacto da variação linguística no processo de aquisição da escrita por alunos do Ensino FundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAspectos fonéticos fonológicosDesvios ortográficoVariação linguísticaEste trabalho aborda a relação entre as variações linguísticas presentes na fala e seus reflexos na escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Messias Targino-RN. Tem como objetivo principal identificar quais as variações fonético-fonológicas são mais recorrentes na produção da escrita dos alunos do 4º ano do ensino fundamental I em uma escola pública na cidade de Messias Targino, no interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula com 8 alunos do ensino fundamental I, na qual foi solicitado uma produção escrita de cada um dos integrantes da turma. Em seguida, os textos foram analisados e identificados quais foram os desvios de escrita encontrados em cada produção textual. Logo após a identificação dos desvios, catalogou-se e quantificou-se os tipos de desvios fonético fonológicos encontrados no texto. A partir da análise, identificou-se que os desvios ortográficos mais frequentes decorrem da influência falada. Chegou-se a conclusão que os resultados desta pesquisa mostram que a variação linguística envolvendo aspectos fonético-fonológicos impactam o desenvolvimento da escrita na trajetória escolar.This study addresses the relationship between linguistic variations present in speech and writing among elementary school students in a public school in the city of Messias Targino-RN. Its objective is to identify which phonetic-phonological variations are most recurrent in the writing production of 4th-grade students in an elementary public school in the city of Messias Targino, in the coutryside of Rio Grande do Norte. The research was conducted in a classroom with 8 students from the fourth year of elementary school. Each member of the class was requested to produce a written composition. Then, the deviations in writing found in each textual production were analyzed. After identifying the deviations, the types of phonetic-phonological deviations found in the text were classified and quantified. Based on the analysis, it was identified that the most frequent spelling deviations are the result of speech influence. It was concluded that the results of this research show that linguistic variation involving phonetic-phonological aspects has an impact on the development of writing in school.16 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doCarvalho, Cid Ivan da CostaSilva, Anderson Romário de SouzaSilva, Victoria Rejna Alencar da2024-07-03T16:27:51Z2024-07-03T16:27:51Z2024-04-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfSILVA, Victoria Rejna Alencar da. O impacto da variação linguística no processo de aquisição da escrita por alunos do Ensino Fundamental I. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10866Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10866Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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Este trabalho aborda a relação entre as variações linguísticas presentes na fala e seus reflexos na escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Messias Targino-RN. Tem como objetivo principal identificar quais as variações fonético-fonológicas são mais recorrentes na produção da escrita dos alunos do 4º ano do ensino fundamental I em uma escola pública na cidade de Messias Targino, no interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula com 8 alunos do ensino fundamental I, na qual foi solicitado uma produção escrita de cada um dos integrantes da turma. Em seguida, os textos foram analisados e identificados quais foram os desvios de escrita encontrados em cada produção textual. Logo após a identificação dos desvios, catalogou-se e quantificou-se os tipos de desvios fonético fonológicos encontrados no texto. A partir da análise, identificou-se que os desvios ortográficos mais frequentes decorrem da influência falada. Chegou-se a conclusão que os resultados desta pesquisa mostram que a variação linguística envolvendo aspectos fonético-fonológicos impactam o desenvolvimento da escrita na trajetória escolar. |
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