Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9363 |
Resumo: | O estudo apresentado nesse trabalho objetiva realizar um diagnóstico de como se deu a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 no município de Santana do Matos/RN, tendo como estudo de caso a Escola Estadual Aristófanes Fernandes. Na questão central buscou-se responder quais os reflexos da pandemia perante a comunidade escolar. Este estudo reflete a respeito da influência do professor e seu vínculo com as tecnologias computacionais diante um novo cenário informacional. A pesquisa amparou-se em abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo 23 professores, 102 educandos e a coordenação da escola. A construção de dados foi realizada com questionários eletrônicos e entrevistas via chamadas de vídeo. Constatou-se que as principais dificuldades relatadas pelos professores adivinham da falta de planejamento escolar e falta de acompanhamento familiar. Os educandos enfrentaram problemas técnicos, de acesso à rede, a sistemas diversos e tiveram dificuldade na comunicação com os professores. A utilização das tecnologias enfrentou problemas nos aspectos de habilidades de uso, que foi melhorada parcialmente pela capacitação informal realizada entre os membros da comunidade escolar. |
id |
UFER_6a35d99514885d313b4df4f48a5e0311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9363 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RNCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAEducação básicaTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologias na educação durante a pandemiaEducaçãoCOVID-19O estudo apresentado nesse trabalho objetiva realizar um diagnóstico de como se deu a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 no município de Santana do Matos/RN, tendo como estudo de caso a Escola Estadual Aristófanes Fernandes. Na questão central buscou-se responder quais os reflexos da pandemia perante a comunidade escolar. Este estudo reflete a respeito da influência do professor e seu vínculo com as tecnologias computacionais diante um novo cenário informacional. A pesquisa amparou-se em abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo 23 professores, 102 educandos e a coordenação da escola. A construção de dados foi realizada com questionários eletrônicos e entrevistas via chamadas de vídeo. Constatou-se que as principais dificuldades relatadas pelos professores adivinham da falta de planejamento escolar e falta de acompanhamento familiar. Os educandos enfrentaram problemas técnicos, de acesso à rede, a sistemas diversos e tiveram dificuldade na comunicação com os professores. A utilização das tecnologias enfrentou problemas nos aspectos de habilidades de uso, que foi melhorada parcialmente pela capacitação informal realizada entre os membros da comunidade escolar.95 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoArruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos deArruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos deCruz, Divoene PereiraDantas, Elaine Luciana SobralSouza, Raimundo Nascimento Mendes de2023-06-22T18:21:08Z2023-06-22T18:21:08Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9363AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:00:47Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9363Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:00:47Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
title |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
spellingShingle |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN Souza, Raimundo Nascimento Mendes de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação básica Tecnologias da informação e comunicação Tecnologias na educação durante a pandemia Educação COVID-19 |
title_short |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
title_full |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
title_fullStr |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
title_sort |
Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN |
author |
Souza, Raimundo Nascimento Mendes de |
author_facet |
Souza, Raimundo Nascimento Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de Arruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de Cruz, Divoene Pereira Dantas, Elaine Luciana Sobral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Raimundo Nascimento Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação básica Tecnologias da informação e comunicação Tecnologias na educação durante a pandemia Educação COVID-19 |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação básica Tecnologias da informação e comunicação Tecnologias na educação durante a pandemia Educação COVID-19 |
description |
O estudo apresentado nesse trabalho objetiva realizar um diagnóstico de como se deu a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 no município de Santana do Matos/RN, tendo como estudo de caso a Escola Estadual Aristófanes Fernandes. Na questão central buscou-se responder quais os reflexos da pandemia perante a comunidade escolar. Este estudo reflete a respeito da influência do professor e seu vínculo com as tecnologias computacionais diante um novo cenário informacional. A pesquisa amparou-se em abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo 23 professores, 102 educandos e a coordenação da escola. A construção de dados foi realizada com questionários eletrônicos e entrevistas via chamadas de vídeo. Constatou-se que as principais dificuldades relatadas pelos professores adivinham da falta de planejamento escolar e falta de acompanhamento familiar. Os educandos enfrentaram problemas técnicos, de acesso à rede, a sistemas diversos e tiveram dificuldade na comunicação com os professores. A utilização das tecnologias enfrentou problemas nos aspectos de habilidades de uso, que foi melhorada parcialmente pela capacitação informal realizada entre os membros da comunidade escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05 2023-06-22T18:21:08Z 2023-06-22T18:21:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9363 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747441279303680 |