Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705 |
Resumo: | Este trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos. |
id |
UFER_6ea54b11e1fbca0168941a97bfd4d7fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9705 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALFormação de professoresEducação do campoMemorial de formaçãoExperiênciaEste trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos.40 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deNascimento, Antonio Anderson Brito doLima, Núzia RobertaOliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa2023-11-24T13:23:55Z2023-11-24T13:23:55Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T21:23:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9705Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T21:23:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
title |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
spellingShingle |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Formação de professores Educação do campo Memorial de formação Experiência |
title_short |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
title_full |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
title_fullStr |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
title_full_unstemmed |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
title_sort |
Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo |
author |
Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa |
author_facet |
Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Medeiros, Emerson Augusto de Nascimento, Antonio Anderson Brito do Lima, Núzia Roberta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Formação de professores Educação do campo Memorial de formação Experiência |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Formação de professores Educação do campo Memorial de formação Experiência |
description |
Este trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24T13:23:55Z 2023-11-24T13:23:55Z 2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747441890623488 |