Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705
Resumo: Este trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos.
id UFER_6ea54b11e1fbca0168941a97bfd4d7fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9705
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALFormação de professoresEducação do campoMemorial de formaçãoExperiênciaEste trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos.40 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deNascimento, Antonio Anderson Brito doLima, Núzia RobertaOliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa2023-11-24T13:23:55Z2023-11-24T13:23:55Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T21:23:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9705Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T21:23:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
title Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
spellingShingle Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Formação de professores
Educação do campo
Memorial de formação
Experiência
title_short Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
title_full Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
title_fullStr Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
title_full_unstemmed Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
title_sort Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
author Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa
author_facet Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Medeiros, Emerson Augusto de
Nascimento, Antonio Anderson Brito do
Lima, Núzia Roberta
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Auxiliadora De Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Formação de professores
Educação do campo
Memorial de formação
Experiência
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Formação de professores
Educação do campo
Memorial de formação
Experiência
description Este trabalho se constitui como um registro acadêmico de natureza autobiográfica. Foi tecido considerando a trajetória de vida de uma educadora do campo, seus itinerários de formação pessoal e profissional. Desse modo, definiu-se como objetivo geral “refletir sobre a trajetória de vida dos professores da educação do campo, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo”. O exercício de refletir sobre a história de vida, conforme Nóvoa (1995), é um importante dispositivo na formação docente, quer na Educação Básica, quer no Ensino Superior. Ao passo da construção da narrativa autobiográfica, o sujeito narrador toma consciência dos fatos e acontecimentos vividos, se reconhecendo como autor social e produtor de sua história. Em termos de objetivos específicos, elencam-se: a) desenvolver uma narrativa autobiográfica, por meio do memorial de formação, de uma educadora do campo, com destaque para os principais acontecimentos pessoais e profissionais vividos ao longo de sua trajetória de vida; e b) pensar, por meio do memorial de formação, sobre o percurso de formação pessoal e profissional de uma educadora do campo na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase para a sua constituição identitária. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, na pesquisa (auto) biográfica, com relevo para o memorial de formação. A autobiografia é a tecitura escolhida para o desenvolvimento do estudo. A pesquisa se sustenta em autores do campo da formação de professores e da educação do campo, sendo os principais: Nóvoa (1995), Arroyo (1999), Josso (2010), Tardif (2011) e Caldart (2012). Como considerações, pontuam-se que a trajetória de vida da educadora foi marcada por momentos de desafios e tensões que a fizeram, algumas vezes, adiar seus processos formativos para tornar-se professora, o que se entende acontecer como sujeitos oriundos do campo. No entanto, o apoio familiar e o processo de formação na Educação Básica no campo foram fundamentais para a continuidade dos estudos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T13:23:55Z
2023-11-24T13:23:55Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Auxiliadora de Lisboa. Memorial de formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2023) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441890623488