Estimativa da capacidade de captação de águas pluviais em escolas municipais de Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David Mateus Fonseca da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9035
Resumo: Nas últimas décadas com o aumento da população e expansão da industrialização, a preservação ambiental e o uso consciente da água passaram a ser uma preocupação mundial. Uma das alternativas para diminuir a demanda por água tratada é o sistema de aproveitamento de água pluvial. Edifícios escolares geralmente apresentam uma maior dimensão de área de telhado e possuem demanda superior de água não potável devido a intensa circulação de pessoas. Este trabalho teve como objetivo principal estimar o volume de captação de água pluvial das escolas da rede municipal de Mossoró-RN. Para isso foram analisadas estações pluviométricas locais considerando uma série histórica de 25 anos e a área de cobertura das edificações escolares. Foi estabelecida uma relação entre a precipitação média mensal e as áreas de captação das escolas com base nas suas proximidades com os postos de coleta. Também foi feita uma análise econômica com base no preço do m3 de água cobrado pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Obteve-se como resultado um volume de água de aproximadamente 4872 m3 somando todas as escolas. As escolas Marineide Pereira da Cunha e Professora Nina Ribeiro Macedo têm a maior área de cobertura e consequentemente obtiveram a maior estimativa do estudo, ambas com pouco mais de 1000 m3. Já os benefícios gerados pela troca da água fornecida pela concessionária para usos menos nobres acarretaria numa economia anual de R $31.352,65 aos cofres do município. As vantagens do uso desse sistema não se limitam apenas à questão financeira, mas ainda benefícios ambientais e sociais.
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