Autonarrativas de adolescentes diagnosticados com autismo: afecções cognitivas e subjetivas em uma abordagem complexa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/4655477569177276 http://lattes.cnpq.br/3688558689323550 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11126 |
Resumo: | Nas últimas décadas, é possível evidenciar um crescimento significativo no que diz respeito ao número de estudos e pesquisas que abordam a temática do autismo como campo de investigação. Assim, temas como as afecções cognitivas/subjetivas de crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo tornam-se um assunto urgente e muito pertinente nesse momento. A intenção da presente pesquisa é abordar esse tema de forma complexa, juntando as várias dimensões do problema para trazer as emergências da investigação de tal forma que elas possam servir de subsídios para dirimir problemática. Esse processo foi realizado através do método da Cartografia Social, explorando o território de um grupo historicamente vulnerável, o das pessoas com deficiência, mais especificamente o das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão de pesquisa formulada é: a prática das autonarrativas pode desencadear afecções cognitivas/subjetivas em adolescentes diagnosticados com autismo? Nesse sentido, o percurso metodológico seguiu a pesquisa qualitativa e o método cartográfico, com procedimentos como autonarrativas e oficinas. Com efeito, as emergências que surgiram nesta pesquisa foram cartografadas por intermédio de marcadores previamente estabelecidos na busca do processo da ontoepistemogênese, quais sejam: complexificação pelo ruído, autopoiese e acoplamento estrutural. Os marcadores mencionados estão relacionados ao processo de viver e contextualizados ao longo da pesquisa. São processos em curso e sem pausa, numa lógica não linear que rege a existência. Dessa maneira, o pensamento complexo nos remonta à diversidade dos sujeitos, à pluralidade das possibilidades, aos laços possíveis com diversas ciências ao mesmo tempo e aos campos de estudo presentes em nosso percurso. Como resultados, a pesquisa realizada nos leva a considerações que transcendem a realidade observada de fora, traz um percurso de subjetividade e autopoiese recursiva, acompanhado o tempo inteiro por acoplamentos estruturais nas interações do cotidiano, complexificado pelos ruídos no decorrer de todo o processo, pautado na Complexidade de Morin (2015b), na Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela (2001) e na Teoria da Ontoepistemogênese, cunhada no Grupo GAIA |
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Autonarrativas de adolescentes diagnosticados com autismo: afecções cognitivas e subjetivas em uma abordagem complexaAutonarrativas de Adolescents Diagnosed with Autism: Cognitive and Subjective Affections in a Complex ApproachOUTROS::CIENCIA COGNITIVAautismocogniçãosubjetivaçãoontoepistemogêneseautonarrativasautismcognitionsubjectivationontoepistemogenesisself-narrativesNas últimas décadas, é possível evidenciar um crescimento significativo no que diz respeito ao número de estudos e pesquisas que abordam a temática do autismo como campo de investigação. Assim, temas como as afecções cognitivas/subjetivas de crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo tornam-se um assunto urgente e muito pertinente nesse momento. A intenção da presente pesquisa é abordar esse tema de forma complexa, juntando as várias dimensões do problema para trazer as emergências da investigação de tal forma que elas possam servir de subsídios para dirimir problemática. Esse processo foi realizado através do método da Cartografia Social, explorando o território de um grupo historicamente vulnerável, o das pessoas com deficiência, mais especificamente o das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão de pesquisa formulada é: a prática das autonarrativas pode desencadear afecções cognitivas/subjetivas em adolescentes diagnosticados com autismo? Nesse sentido, o percurso metodológico seguiu a pesquisa qualitativa e o método cartográfico, com procedimentos como autonarrativas e oficinas. Com efeito, as emergências que surgiram nesta pesquisa foram cartografadas por intermédio de marcadores previamente estabelecidos na busca do processo da ontoepistemogênese, quais sejam: complexificação pelo ruído, autopoiese e acoplamento estrutural. Os marcadores mencionados estão relacionados ao processo de viver e contextualizados ao longo da pesquisa. São processos em curso e sem pausa, numa lógica não linear que rege a existência. Dessa maneira, o pensamento complexo nos remonta à diversidade dos sujeitos, à pluralidade das possibilidades, aos laços possíveis com diversas ciências ao mesmo tempo e aos campos de estudo presentes em nosso percurso. Como resultados, a pesquisa realizada nos leva a considerações que transcendem a realidade observada de fora, traz um percurso de subjetividade e autopoiese recursiva, acompanhado o tempo inteiro por acoplamentos estruturais nas interações do cotidiano, complexificado pelos ruídos no decorrer de todo o processo, pautado na Complexidade de Morin (2015b), na Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela (2001) e na Teoria da Ontoepistemogênese, cunhada no Grupo GAIAIn recent decades, there has been a significant increase in the number of studies and research addressing autism as a field of investigation. Thus, topics such as the cognitive/subjective afflictions of children and adolescents diagnosed with autism have become an urgent and highly relevant issue at this time. The intention of the present research is to address this issue in a complex manner, that is, by combining the various dimensions of the problem to bring forward the emergent aspects of the investigation in such a way that they can serve as subsidies for the problem. This process was conducted through the method of Social Cartography, exploring the territory of a historically vulnerable group, that of people with disabilities, more specifically, people diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research question formulated is: Can the practice of self-narratives trigger cognitive/subjective afflictions in adolescents diagnosed with autism? In this regard, the methodological trajectory followed qualitative research and the cartographic method, with procedures such as self-narratives and workshops. Indeed, the emergent aspects that arose in this research were mapped through previously established markers in the pursuit of the process of ontoepistemogenesis, namely: complexification by noise, autopoiesis and structural coupling. The mentioned markers are related to the process of living and are contextualized throughout the research. They are ongoing and continuous processes, in a non-linear logic that governs existence. In this way, complex thinking brings us back to the diversity of subjects, the plurality of possibilities, the possible connections with various sciences at the same time and the fields of study present in our trajectory. As a result, the research conducted leads us to considerations that transcend the reality observed from outside, offering a path of subjectivity and recursive autopoiesis, accompanied all the time by structural couplings in everyday interactions, complexified by noise throughout the entire process, based on Morin's Complexity (2015b), Maturana and Varela's Biology of Knowledge (2001), and the Theory of Ontoepistemogenesis, coined in the GAIA Group124 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e InstituiçõesPellanda, Nize Maria CamposPellanda, Nize Maria CamposFreitas, Cláudia RodriguesCavalcanti, José Rodolfo Lopes de PaivaVitorino, Catarina Cordeiro Lima2024-08-06T14:49:50Z2024-08-06T14:49:50Z2024-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/4655477569177276http://lattes.cnpq.br/3688558689323550VITORINO, Catarina Cordeiro Lima. Autonarrativas de adolescentes diagnosticados com autismo: afecções cognitivas e subjetivas em uma abordagem complexa. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11126MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-07T20:14:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11126Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-07T20:14:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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