Análise da influência da posição de entrada de aerossol em um ambiente de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7614 |
Resumo: | Desde o surto de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2002, o estudo da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) foi uma das principais ferramentas que os cientistas usaram para investigar a transmissão aérea de vírus respiratórios. A transmissão de doenças respiratórias infecciosas transmitidas através do ar dentro de qualquer ambiente fechado tem sido tema bastante estudado, pois as gotículas respiratórias infectadas inseridas no ambiente por atividades naturais têm efeitos prejudiciais nos ocupantes do mesmo ambiente. Essas gotículas têm a capacidade de ficar em suspensão ou pousar em superfícies em pouco tempo. O referente projeto propõe o estudo do escoamento de partículas supostamente infectadas com o vírus em um ambiente de sala, considerando as condições do cenário da Covid-19. O comportamento do escoamento e a distribuição de partículas no ar foram investigados, criando e implementando um modelo numérico que se aproxima das condições do espirro humano, sendo analisado em uma sala com a presença de alunos usando simulações computacionais. O modelo composto por uma sala de aula que inclui seis alunos e uma representação do professor foi desenvolvido e analisado de maneira próxima a realidade. Assim, foi possível observar qualitativamente como as partículas emitidas por um espirro podem se espalhar no ambiente obtendo resultados como o comportamento do aerossol expelido e as regiões mais críticas de acumulo dessas partículas suspensas. |
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