Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738 |
Resumo: | Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos. |
id |
UFER_7b2da946d045d690275037f06b444b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10738 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino SuperiorLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESACrençasEmoçõesEnsino remoto emergencialPós-pandêmicoSemi-áridoCom o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos.86 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoMachado, Fernanda RamosRosa Filho, Jeová AraújoMachado, Fernanda RamosSantos, Gabrielle Leite dosRocha, Simone Maria daSantos, Thágilla Nara dos2024-03-22T17:03:47Z2024-03-22T17:03:47Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:01:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10738Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:01:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
title |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
spellingShingle |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior Santos, Thágilla Nara dos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Crenças Emoções Ensino remoto emergencial Pós-pandêmico Semi-árido |
title_short |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
title_full |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
title_fullStr |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
title_sort |
Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior |
author |
Santos, Thágilla Nara dos |
author_facet |
Santos, Thágilla Nara dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa Filho, Jeová Araújo Machado, Fernanda Ramos Rosa Filho, Jeová Araújo Machado, Fernanda Ramos Santos, Gabrielle Leite dos Rocha, Simone Maria da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thágilla Nara dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Crenças Emoções Ensino remoto emergencial Pós-pandêmico Semi-árido |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Crenças Emoções Ensino remoto emergencial Pós-pandêmico Semi-árido |
description |
Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 2024-03-22T17:03:47Z 2024-03-22T17:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747485044768768 |