Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thágilla Nara dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738
Resumo: Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos.
id UFER_7b2da946d045d690275037f06b444b45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10738
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino SuperiorLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESACrençasEmoçõesEnsino remoto emergencialPós-pandêmicoSemi-áridoCom o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos.86 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoMachado, Fernanda RamosRosa Filho, Jeová AraújoMachado, Fernanda RamosSantos, Gabrielle Leite dosRocha, Simone Maria daSantos, Thágilla Nara dos2024-03-22T17:03:47Z2024-03-22T17:03:47Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:01:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10738Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:01:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
title Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
spellingShingle Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
Santos, Thágilla Nara dos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Crenças
Emoções
Ensino remoto emergencial
Pós-pandêmico
Semi-árido
title_short Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
title_full Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
title_fullStr Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
title_full_unstemmed Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
title_sort Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
author Santos, Thágilla Nara dos
author_facet Santos, Thágilla Nara dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa Filho, Jeová Araújo
Machado, Fernanda Ramos
Rosa Filho, Jeová Araújo
Machado, Fernanda Ramos
Santos, Gabrielle Leite dos
Rocha, Simone Maria da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thágilla Nara dos
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Crenças
Emoções
Ensino remoto emergencial
Pós-pandêmico
Semi-árido
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Crenças
Emoções
Ensino remoto emergencial
Pós-pandêmico
Semi-árido
description Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
2024-03-22T17:03:47Z
2024-03-22T17:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738
identifier_str_mv SANTOS, Thágilla Nara dos. Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: Investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior. 2023. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747485044768768