Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Julio Sergio Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://Iattes.cníci.br/5140730573690828
https://wwws.cnpq.br/4429230625074271
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856
Resumo: Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes
id UFER_7e88bf10e2699c639801128deb2b1c77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8856
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentaisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAtividades ExperimentaisEnsino de FísicaKit Maleta ElétricaExperimental ActivitiesTeaching PhysicsElectric Suitcase KitApresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentesWe present in this work the result of the development, application and validation of a didactic sequence (Educational Product) for the teaching of electrodynamics in high school classes. The developed proposal is supported in the perspective of Active Learning Methodologies through the Ausubelian focus of the Meaningful Learning Theory. The Active Methodology that supported the development of the sequence was Problematized Experimental Learning. Our research problem/question is: Can a didactic sequence based on Active Methodologies support a meaningful learning process? To answer our research question and to achieve our objective, we used, for data collection and analysis, both quantitative methodological approaches (through conceptual pre- and post-tests and analysis of their results with the aid of Hake’s gain) and qualitative (through the analysis of pre- and post-conceptual maps produced by students in framework light of meaningful learning.) The results we obtained support our implicit hypothesis that the didactic sequence favored the processes of construction of electrodynamics concepts, generating significant learning in students205 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaCoelho, Marcelo NunesSousa, Francisco de AssisSilva, Jusciane da Costa eRebouças, Julio Sergio Pereira2023-03-09T14:52:47Z2023-03-09T14:52:47Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://Iattes.cníci.br/5140730573690828https://wwws.cnpq.br/4429230625074271REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:33:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8856Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:33:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
title Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
spellingShingle Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
Rebouças, Julio Sergio Pereira
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Atividades Experimentais
Ensino de Física
Kit Maleta Elétrica
Experimental Activities
Teaching Physics
Electric Suitcase Kit
title_short Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
title_full Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
title_fullStr Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
title_full_unstemmed Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
title_sort Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
author Rebouças, Julio Sergio Pereira
author_facet Rebouças, Julio Sergio Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Marcelo Nunes
Sousa, Francisco de Assis
Silva, Jusciane da Costa e
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Julio Sergio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Atividades Experimentais
Ensino de Física
Kit Maleta Elétrica
Experimental Activities
Teaching Physics
Electric Suitcase Kit
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Atividades Experimentais
Ensino de Física
Kit Maleta Elétrica
Experimental Activities
Teaching Physics
Electric Suitcase Kit
description Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
2023-03-09T14:52:47Z
2023-03-09T14:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://Iattes.cníci.br/5140730573690828
https://wwws.cnpq.br/4429230625074271
REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856
url http://Iattes.cníci.br/5140730573690828
https://wwws.cnpq.br/4429230625074271
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856
identifier_str_mv REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747468033720320