Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://Iattes.cníci.br/5140730573690828 https://wwws.cnpq.br/4429230625074271 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes |
id |
UFER_7e88bf10e2699c639801128deb2b1c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8856 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentaisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAtividades ExperimentaisEnsino de FísicaKit Maleta ElétricaExperimental ActivitiesTeaching PhysicsElectric Suitcase KitApresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentesWe present in this work the result of the development, application and validation of a didactic sequence (Educational Product) for the teaching of electrodynamics in high school classes. The developed proposal is supported in the perspective of Active Learning Methodologies through the Ausubelian focus of the Meaningful Learning Theory. The Active Methodology that supported the development of the sequence was Problematized Experimental Learning. Our research problem/question is: Can a didactic sequence based on Active Methodologies support a meaningful learning process? To answer our research question and to achieve our objective, we used, for data collection and analysis, both quantitative methodological approaches (through conceptual pre- and post-tests and analysis of their results with the aid of Hake’s gain) and qualitative (through the analysis of pre- and post-conceptual maps produced by students in framework light of meaningful learning.) The results we obtained support our implicit hypothesis that the didactic sequence favored the processes of construction of electrodynamics concepts, generating significant learning in students205 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaCoelho, Marcelo NunesSousa, Francisco de AssisSilva, Jusciane da Costa eRebouças, Julio Sergio Pereira2023-03-09T14:52:47Z2023-03-09T14:52:47Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://Iattes.cníci.br/5140730573690828https://wwws.cnpq.br/4429230625074271REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:33:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8856Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:33:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
title |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
spellingShingle |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais Rebouças, Julio Sergio Pereira CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Atividades Experimentais Ensino de Física Kit Maleta Elétrica Experimental Activities Teaching Physics Electric Suitcase Kit |
title_short |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
title_full |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
title_fullStr |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
title_full_unstemmed |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
title_sort |
Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais |
author |
Rebouças, Julio Sergio Pereira |
author_facet |
Rebouças, Julio Sergio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Marcelo Nunes Sousa, Francisco de Assis Silva, Jusciane da Costa e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças, Julio Sergio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Atividades Experimentais Ensino de Física Kit Maleta Elétrica Experimental Activities Teaching Physics Electric Suitcase Kit |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Atividades Experimentais Ensino de Física Kit Maleta Elétrica Experimental Activities Teaching Physics Electric Suitcase Kit |
description |
Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 2023-03-09T14:52:47Z 2023-03-09T14:52:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://Iattes.cníci.br/5140730573690828 https://wwws.cnpq.br/4429230625074271 REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856 |
url |
http://Iattes.cníci.br/5140730573690828 https://wwws.cnpq.br/4429230625074271 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8856 |
identifier_str_mv |
REBOUÇAS, Julio Sergio Pereira. Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747468033720320 |