Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592 |
Resumo: | The work deal to show through experimentation a didactic sequence to be carried out by physics teachers with the aid of the multimeter measurement instrument, as an alternative tool in the learning of electrical measures studied in the didactic content of physics in high school. Thus, allowing this technology, it can assist in the development of competences and skills of investigation and understanding of measurements, favoring the recognition of the use of demonstrative experiences as a motivating instrument for students. The product was applied to a third-year-high school class at a school in the Areia Branca-RN city. A pretest questionnaire was applied as a way to guide the work of the educational product to be applied and a post-test with objective and open questions. A didactic script was made available containing expository classes, demonstrations and experimental practice activities that are easy to assemble with lamps and resistors, using the aid of a digital multimeter, which allows the teacher to take the student to solve proposed problems. The students made the measurements of current, resistance and potential difference using the multimeter as a learning aid tool. In the end, they reported the experience of using the multimeter in physics classes |
id |
UFER_83df9900c1907c283c3c149f143438ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5592 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médioMultímetroEletricidadeEnsino em físicaMultimeterElectricityPhysics teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThe work deal to show through experimentation a didactic sequence to be carried out by physics teachers with the aid of the multimeter measurement instrument, as an alternative tool in the learning of electrical measures studied in the didactic content of physics in high school. Thus, allowing this technology, it can assist in the development of competences and skills of investigation and understanding of measurements, favoring the recognition of the use of demonstrative experiences as a motivating instrument for students. The product was applied to a third-year-high school class at a school in the Areia Branca-RN city. A pretest questionnaire was applied as a way to guide the work of the educational product to be applied and a post-test with objective and open questions. A didactic script was made available containing expository classes, demonstrations and experimental practice activities that are easy to assemble with lamps and resistors, using the aid of a digital multimeter, which allows the teacher to take the student to solve proposed problems. The students made the measurements of current, resistance and potential difference using the multimeter as a learning aid tool. In the end, they reported the experience of using the multimeter in physics classesO trabalho buscou mostrar através da experimentação uma sequência didática a ser realizada por professores do ensino de física com o auxílio do instrumento de medição multímetro, como uma ferramenta alternativa na aprendizagem de medidas elétricas estudadas nos conteúdos didáticos de física do ensino médio. Assim, permitindo que essa tecnologia, possa auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades da investigação e compreensão de medições, favorecendo o reconhecimento do uso de experiências demonstrativas como instrumento motivador para os estudantes. O produto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola da cidade de Areia Branca-RN. Aplicou-se um questionário pré-teste como forma de orientar os trabalhos do produto educacional a ser aplicado e um pós-teste com perguntas objetivas e abertas. Um roteiro didático foi disponibilizado contendo aulas expositivas, demonstrativas e atividades de práticas experimentais de fácil montagem com lâmpadas e resistores, utilizando o auxílio do multímetro digital, que permite ao professor levar o alunado solucionar problemas propostos. Os alunos efetuaram as medições de corrente, resistência e diferença de potencial utilizando o multímetro como ferramenta de auxílio à aprendizagem. Ao final, eles relataram a experiência do uso do multímetro nas aulas de FísicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaBarbosa, Geovani Ferreira03952281662http://lattes.cnpq.br/3908046295004341Silva, Jusciane da Costa e01153997479http://lattes.cnpq.br/8209954890880530Oliveira, Erlania Lima de03662203499http://lattes.cnpq.br/4676648695692664Moreira, Augusto César Lima03049848413http://lattes.cnpq.br/5231814679023337Souza, Roberto Wanderley de2020-10-22T17:26:36Z2020-10-212020-10-22T17:26:36Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza (2020) (SOUZA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592porSOUZA, Roberto Wanderley de. Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:38:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5592Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:38:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
title |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio Souza, Roberto Wanderley de Multímetro Eletricidade Ensino em física Multimeter Electricity Physics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
title_full |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
title_sort |
Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio |
author |
Souza, Roberto Wanderley de |
author_facet |
Souza, Roberto Wanderley de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Geovani Ferreira 03952281662 http://lattes.cnpq.br/3908046295004341 Silva, Jusciane da Costa e 01153997479 http://lattes.cnpq.br/8209954890880530 Oliveira, Erlania Lima de 03662203499 http://lattes.cnpq.br/4676648695692664 Moreira, Augusto César Lima 03049848413 http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Roberto Wanderley de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multímetro Eletricidade Ensino em física Multimeter Electricity Physics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Multímetro Eletricidade Ensino em física Multimeter Electricity Physics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
The work deal to show through experimentation a didactic sequence to be carried out by physics teachers with the aid of the multimeter measurement instrument, as an alternative tool in the learning of electrical measures studied in the didactic content of physics in high school. Thus, allowing this technology, it can assist in the development of competences and skills of investigation and understanding of measurements, favoring the recognition of the use of demonstrative experiences as a motivating instrument for students. The product was applied to a third-year-high school class at a school in the Areia Branca-RN city. A pretest questionnaire was applied as a way to guide the work of the educational product to be applied and a post-test with objective and open questions. A didactic script was made available containing expository classes, demonstrations and experimental practice activities that are easy to assemble with lamps and resistors, using the aid of a digital multimeter, which allows the teacher to take the student to solve proposed problems. The students made the measurements of current, resistance and potential difference using the multimeter as a learning aid tool. In the end, they reported the experience of using the multimeter in physics classes |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22T17:26:36Z 2020-10-21 2020-10-22T17:26:36Z 2020-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza (2020) (SOUZA, 2020) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592 |
identifier_str_mv |
Souza (2020) (SOUZA, 2020) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUZA, Roberto Wanderley de. Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453219438592 |