Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Giltemir
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10852
Resumo: O presente trabalho analisa abordagens sobre correção e revisão de textos nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras-Português em universidades brasileiras. Compreender como o tema da correção e revisão está incorporado nos projetos pedagógicos, identificando padrões, lacunas e tendências, se constitui como o objetivo deste estudo. O estudo amparou-se na base teórica composta pelas discussões propostas por Lev Vygotsky (1998), e o Sociointeracionismo e também as contribuições de Eliana Donaio Ruiz. Uma abordagem qualiquantitativa foi utilizada para um melhor desenvolvimento da pesquisa, ao se realizar uma análise de concordâncias de lemas relacionados à correção e revisão em PPCs de cursos de Letra-Português de universidades federais. Os resultados obtidos destacam um enfoque maior na formação teórica dos licenciandos, estando a prática em segundo plano. Outro fator interessante que ocorreu foi a presença de apenas uma única obra com referência bibliográfica, na maior parte das vezes. Recomenda-se que os currículos sejam revisados, bem como as práticas de ensino, de forma que a teoria e a prática se alinhem de maneira mais efetiva.
id UFER_8536bba35f611aa1d2d4b815cca1667b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10852
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileirasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACorreção de TextosRevisão de textosFormação de professoresO presente trabalho analisa abordagens sobre correção e revisão de textos nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras-Português em universidades brasileiras. Compreender como o tema da correção e revisão está incorporado nos projetos pedagógicos, identificando padrões, lacunas e tendências, se constitui como o objetivo deste estudo. O estudo amparou-se na base teórica composta pelas discussões propostas por Lev Vygotsky (1998), e o Sociointeracionismo e também as contribuições de Eliana Donaio Ruiz. Uma abordagem qualiquantitativa foi utilizada para um melhor desenvolvimento da pesquisa, ao se realizar uma análise de concordâncias de lemas relacionados à correção e revisão em PPCs de cursos de Letra-Português de universidades federais. Os resultados obtidos destacam um enfoque maior na formação teórica dos licenciandos, estando a prática em segundo plano. Outro fator interessante que ocorreu foi a presença de apenas uma única obra com referência bibliográfica, na maior parte das vezes. Recomenda-se que os currículos sejam revisados, bem como as práticas de ensino, de forma que a teoria e a prática se alinhem de maneira mais efetiva.19 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUfersaUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasMartins, Mário Gleisse das ChagasSales, Maria AliceSilva, Ananias Agostinho daCavalcante, Fernanda AlvesTavares, Giltemir2024-05-23T19:18:36Z2024-05-23T19:18:36Z2024-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfTAVARES, Giltemir. Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: Um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10852CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-25T03:00:53Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10852Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-25T03:00:53Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
title Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
spellingShingle Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
Tavares, Giltemir
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Correção de Textos
Revisão de textos
Formação de professores
title_short Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
title_full Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
title_fullStr Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
title_full_unstemmed Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
title_sort Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras
author Tavares, Giltemir
author_facet Tavares, Giltemir
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mário Gleisse das Chagas
Martins, Mário Gleisse das Chagas
Sales, Maria Alice
Silva, Ananias Agostinho da
Cavalcante, Fernanda Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Giltemir
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Correção de Textos
Revisão de textos
Formação de professores
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Correção de Textos
Revisão de textos
Formação de professores
description O presente trabalho analisa abordagens sobre correção e revisão de textos nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras-Português em universidades brasileiras. Compreender como o tema da correção e revisão está incorporado nos projetos pedagógicos, identificando padrões, lacunas e tendências, se constitui como o objetivo deste estudo. O estudo amparou-se na base teórica composta pelas discussões propostas por Lev Vygotsky (1998), e o Sociointeracionismo e também as contribuições de Eliana Donaio Ruiz. Uma abordagem qualiquantitativa foi utilizada para um melhor desenvolvimento da pesquisa, ao se realizar uma análise de concordâncias de lemas relacionados à correção e revisão em PPCs de cursos de Letra-Português de universidades federais. Os resultados obtidos destacam um enfoque maior na formação teórica dos licenciandos, estando a prática em segundo plano. Outro fator interessante que ocorreu foi a presença de apenas uma única obra com referência bibliográfica, na maior parte das vezes. Recomenda-se que os currículos sejam revisados, bem como as práticas de ensino, de forma que a teoria e a prática se alinhem de maneira mais efetiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-23T19:18:36Z
2024-05-23T19:18:36Z
2024-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Giltemir. Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: Um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10852
identifier_str_mv TAVARES, Giltemir. Abordagens de correção e revisão de textos em cursos de Língua Portuguesa: Um estudo nos projetos pedagógicos de universidades brasileiras. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
Ufersa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
Ufersa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747478813081600