O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
dARK ID: ark:/74562/0013000002k0m
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321
Resumo: O presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade.
id UFER_8cd226f7a70c9b53e99a4b158b946cc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8321
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da famíliaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEducaçãoInclusãoAtendimento Educacional Especializado - AEEO presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoOliveira, Milena Paula Cabral deOliveira, Milena Paula Cabral deOliveira, Milena Paula Cabral deSousa Júnior, Francisco Souto deSoares, Francisca Maria Gomes CabralOliveira, Jozenice Fernanda de Paiva2023-01-13T20:20:49Z2023-01-13T20:20:49Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321ark:/74562/0013000002k0mMossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:44:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8321Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:44:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
title O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
spellingShingle O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Educação
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado - AEE
title_short O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
title_full O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
title_fullStr O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
title_full_unstemmed O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
title_sort O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
author Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva
author_facet Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Milena Paula Cabral de
Oliveira, Milena Paula Cabral de
Oliveira, Milena Paula Cabral de
Sousa Júnior, Francisco Souto de
Soares, Francisca Maria Gomes Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Educação
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado - AEE
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Educação
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado - AEE
description O presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
2023-01-13T20:20:49Z
2023-01-13T20:20:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/74562/0013000002k0m
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321
identifier_str_mv ark:/74562/0013000002k0m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1817700466749865984