O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
dARK ID: | ark:/74562/0013000002k0m |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321 |
Resumo: | O presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade. |
id |
UFER_8cd226f7a70c9b53e99a4b158b946cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8321 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da famíliaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEducaçãoInclusãoAtendimento Educacional Especializado - AEEO presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoOliveira, Milena Paula Cabral deOliveira, Milena Paula Cabral deOliveira, Milena Paula Cabral deSousa Júnior, Francisco Souto deSoares, Francisca Maria Gomes CabralOliveira, Jozenice Fernanda de Paiva2023-01-13T20:20:49Z2023-01-13T20:20:49Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321ark:/74562/0013000002k0mMossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:44:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8321Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:44:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
title |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
spellingShingle |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Educação Inclusão Atendimento Educacional Especializado - AEE |
title_short |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
title_full |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
title_fullStr |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
title_full_unstemmed |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
title_sort |
O Atendimento educacional especializado e sua importância no processo educacional inclusivo: concepções da escola e da família |
author |
Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva |
author_facet |
Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Milena Paula Cabral de Oliveira, Milena Paula Cabral de Oliveira, Milena Paula Cabral de Sousa Júnior, Francisco Souto de Soares, Francisca Maria Gomes Cabral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jozenice Fernanda de Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Educação Inclusão Atendimento Educacional Especializado - AEE |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Educação Inclusão Atendimento Educacional Especializado - AEE |
description |
O presente trabalho emerge de uma pesquisa desenvolvida a partir de reflexões, estudos e vivências profissionais no âmbito da educação inclusiva, em uma escola municipal do ensino fundamental I e II, no interior do RN. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do Atendimento Educacional Especializado para o processo educacional inclusivo na visão coletiva dos profissionais da educação e familiares de alunos com necessidades educacionais especiais, procurando compreender como a escola e a família interagem para colaborar no desenvolvimento do atendimento na sala de recursos multifuncional. O atendimento educacional especializado é um serviço da educação especial e apresenta uma inovação nas escolas regulares, sendo desenvolvidas diversas atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais. Para isso, realizamos uma investigação do tipo qualitativa, sendo construída através da realização de entrevistas semiestruturas com a professora do Atendimento Educacional Especializado, uma professora da sala regular e três mães de alunos, sendo uma com deficiências múltiplas e duas com síndrome de down. A partir das análises dos resultados, foi possível compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado na colaboração do desenvolvimento desses alunos, os profissionais da escola e os familiares tiveram a oportunidade de expressar seus pensamentos e construir um entendimento maior sobre a relevância desse serviço para a construção de novas habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com esse atendimento, as crianças conseguiram desenvolver com mais eficácia a linguagem, a coordenação motora, facilitando sua atuação no cotidiano escolar e familiar. Esse apoio colabora de forma positiva para uma concreta atuação e desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar, proporcionando a construção de uma escola inclusiva com resultados positivos, gerando um desempenho favorável aos alunos que dele participa. Sendo a relação escola e família um dos pilares fundamentais para realização e sucesso desse atendimento, no sentido de promover o desenvolvimento desses alunos, proporcionando no âmbito educacional a colaboração necessária para o progresso de uma educação para todos, onde se possa aceitar e respeitar as especificidades de cada sujeito, atendendo as suas demandas necessárias para atuar em sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 2023-01-13T20:20:49Z 2023-01-13T20:20:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/74562/0013000002k0m |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8321 |
identifier_str_mv |
ark:/74562/0013000002k0m |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1817700466749865984 |