Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florêncio, Romênia Cabral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7080
Resumo: A inovação é um processo essencial para toda e qualquer organização, ela pode influenciar diretamente na forma em que esta atua no mercado. Com isso, cada vez mais empresas buscam estratégias que as tornem mais inovadoras, ajudando-as a se diferenciar de outros concorrentes. Desse modo, a pesquisa se propôs a analisar o grau de inovação organizacional das indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN por meio da ferramenta estratégica radar da inovação que busca avaliar a implantação das ações de inovação e o grau de maturidade dessas ações nas organizações por meio de treze dimensões. Especificamente tiveram os seguintes objetivos; aplicação do radar da inovação nas empresas estudadas; analisar as treze dimensões propostas pelo radar da inovação e identificação das dimensões de inovação mais desenvolvidas. A escolha das organizações se deu por meio de amostra não probabilística, sendo colhidas informações de quatro indústrias de cerâmicas. Quanto aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa aplicada, possuindo caráter quali-quantitativo. Quanto aos seus objetivos ela se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo também um estudo de múltiplos casos, onde foram colhidas informações sobre as empresas dentro do tema discutido. A técnica de coleta de dados utilizada foi à entrevista semiestruturada realizada com os proprietários e outros funcionários da produção ou administração. Os resultados da pesquisa demonstraram que todas as empresas adotam estratégias e realizam ações que promovem a inovação. As empresas A, B e C se mostraram mais atuantes com relação a essas ações, enquanto a empresa D, obteve um desempenho bastante inferior às demais. Dentre as treze dimensões do radar da inovação as que obtiveram uma maior representatividade relacionada à suas médias foram, as dimensões plataforma, marca, clientes, relacionamento, presença/praça, e ambiência inovadora. As conclusões indicam que é possível verificar o quanto as indústrias de cerâmica estão aplicando algumas ações necessárias para se manterem competitivas no mercado, por meio das ações implantadas por cada uma delas.
id UFER_8e4cc769322a22846daac50300d31802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7080
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RNInovaçãoIndústrias cerâmicaRadar da inovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA inovação é um processo essencial para toda e qualquer organização, ela pode influenciar diretamente na forma em que esta atua no mercado. Com isso, cada vez mais empresas buscam estratégias que as tornem mais inovadoras, ajudando-as a se diferenciar de outros concorrentes. Desse modo, a pesquisa se propôs a analisar o grau de inovação organizacional das indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN por meio da ferramenta estratégica radar da inovação que busca avaliar a implantação das ações de inovação e o grau de maturidade dessas ações nas organizações por meio de treze dimensões. Especificamente tiveram os seguintes objetivos; aplicação do radar da inovação nas empresas estudadas; analisar as treze dimensões propostas pelo radar da inovação e identificação das dimensões de inovação mais desenvolvidas. A escolha das organizações se deu por meio de amostra não probabilística, sendo colhidas informações de quatro indústrias de cerâmicas. Quanto aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa aplicada, possuindo caráter quali-quantitativo. Quanto aos seus objetivos ela se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo também um estudo de múltiplos casos, onde foram colhidas informações sobre as empresas dentro do tema discutido. A técnica de coleta de dados utilizada foi à entrevista semiestruturada realizada com os proprietários e outros funcionários da produção ou administração. Os resultados da pesquisa demonstraram que todas as empresas adotam estratégias e realizam ações que promovem a inovação. As empresas A, B e C se mostraram mais atuantes com relação a essas ações, enquanto a empresa D, obteve um desempenho bastante inferior às demais. Dentre as treze dimensões do radar da inovação as que obtiveram uma maior representatividade relacionada à suas médias foram, as dimensões plataforma, marca, clientes, relacionamento, presença/praça, e ambiência inovadora. As conclusões indicam que é possível verificar o quanto as indústrias de cerâmica estão aplicando algumas ações necessárias para se manterem competitivas no mercado, por meio das ações implantadas por cada uma delas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSACorreia, Ana Maria MagalhãesGurgel, Judson da CruzNunes, Jéssica Danielle de CarvalhoHonorato, Antônio Édson OliveiraFlorêncio, Romênia Cabral2022-05-26T17:26:29Z2019-07-292022-05-26T17:26:29Z2019-06-24Monografiainfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7080porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T07:03:59Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7080Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T07:03:59Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
title Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
spellingShingle Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
Florêncio, Romênia Cabral
Inovação
Indústrias cerâmica
Radar da inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
title_full Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
title_fullStr Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
title_full_unstemmed Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
title_sort Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN
author Florêncio, Romênia Cabral
author_facet Florêncio, Romênia Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Ana Maria Magalhães
Gurgel, Judson da Cruz
Nunes, Jéssica Danielle de Carvalho
Honorato, Antônio Édson Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Florêncio, Romênia Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Indústrias cerâmica
Radar da inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Inovação
Indústrias cerâmica
Radar da inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A inovação é um processo essencial para toda e qualquer organização, ela pode influenciar diretamente na forma em que esta atua no mercado. Com isso, cada vez mais empresas buscam estratégias que as tornem mais inovadoras, ajudando-as a se diferenciar de outros concorrentes. Desse modo, a pesquisa se propôs a analisar o grau de inovação organizacional das indústrias de cerâmica da cidade de Assú/RN por meio da ferramenta estratégica radar da inovação que busca avaliar a implantação das ações de inovação e o grau de maturidade dessas ações nas organizações por meio de treze dimensões. Especificamente tiveram os seguintes objetivos; aplicação do radar da inovação nas empresas estudadas; analisar as treze dimensões propostas pelo radar da inovação e identificação das dimensões de inovação mais desenvolvidas. A escolha das organizações se deu por meio de amostra não probabilística, sendo colhidas informações de quatro indústrias de cerâmicas. Quanto aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa aplicada, possuindo caráter quali-quantitativo. Quanto aos seus objetivos ela se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo também um estudo de múltiplos casos, onde foram colhidas informações sobre as empresas dentro do tema discutido. A técnica de coleta de dados utilizada foi à entrevista semiestruturada realizada com os proprietários e outros funcionários da produção ou administração. Os resultados da pesquisa demonstraram que todas as empresas adotam estratégias e realizam ações que promovem a inovação. As empresas A, B e C se mostraram mais atuantes com relação a essas ações, enquanto a empresa D, obteve um desempenho bastante inferior às demais. Dentre as treze dimensões do radar da inovação as que obtiveram uma maior representatividade relacionada à suas médias foram, as dimensões plataforma, marca, clientes, relacionamento, presença/praça, e ambiência inovadora. As conclusões indicam que é possível verificar o quanto as indústrias de cerâmica estão aplicando algumas ações necessárias para se manterem competitivas no mercado, por meio das ações implantadas por cada uma delas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
2019-06-24
2022-05-26T17:26:29Z
2022-05-26T17:26:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7080
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747462903037952