A acessibilidade para pessoas com deficiência nas bibliotecas digitais no ensino superior: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9361
Resumo: O presente estudo visa a analisar a acessibilidade para pessoas com deficiência em bibliotecas digitais, nas Instituições de Ensino Superior, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Para o desenvolvimento foram utilizadas as bases de dados de várias revistas especializadas: Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista de Educação Especial, Revista USP, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Revista Perspectivas em Ciência da Informação, Revista Gestão & Conexões e, da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação. ESTAS FORAM encontradas em títulos e resumos, no período entre 2007 e 2021, através dos seguintes descritores: acessibilidade; pessoas com deficiência, bibliotecas digitais e Ensino Superior. Foram selecionados dezoito trabalhos, para análise do objeto de estudo, considerando suas contribuições, que evidenciam o resultado do que se pretende investigar. quanto à temática em discussão, há muitas publicações sobre acessibilidade no ensino superior, em âmbito nacional. Porém estes são incipientes quanto aos estudos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, na concepção do Desenho Universal (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Esta alcança “produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”. Com o procedimento da análise, pôde-se concluir que as publicações selecionadas, embora todas reflitam sobre a questão da acessibilidade, para garantir a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, ainda, são incipientes. Em todo acervo pesquisado, observa-se que todos consideram as bibliotecas digitais carentes de políticas públicas para sua criação, implementação e manutenção. Os custos para tal investimento, ainda são elevados, se idealizado acessibilidade em conformidade com filosofia do desenho universal nas bibliotecas digitais.
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