Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Aline Kelly Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6275
Resumo: Diante da crescente preocupação com a contaminação de fármacos nos corpos hídricos, a adsorção se tornou um dos métodos mais estudados para remoção dessas substâncias. Neste trabalho, uma amostra de carbono ativado comercial (NORIT GF45) foi avaliada como adsorvente para remoção de paracetamol em solução aquosa. O adsorvente foi caracterizado em relação ao ponto de carga zero (pcz) e quanto às propriedades texturais por isotermas de adsorção e dessorção de N2 a 77 K. Em seguida, foi feito o estudo do pH para identificar em qual meio (pH ideal) a adsorção do fármaco é favorecida. O resultado mostrou que o pH 8 teve maior capacidade de adsorção. Consecutivamente, foi feita a cinética de adsorção para determinar o tempo de equilíbrio. A determinação do equilíbrio de adsorção foi feita em pH 8, em diferentes temperaturas, obtendo capacidades de adsorção próximas independente da temperatura. As isotermas de equilíbrio foram modeladas pelas equações de Langmuir e Freundlich, em que ambos os modelos se ajustaram bem aos dados experimentais.
id UFER_92ef8d6c77282a13e6ba9dbcb3c8fb72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6275
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativadoAdsorçãoparacetamolcarbono ativadoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIADiante da crescente preocupação com a contaminação de fármacos nos corpos hídricos, a adsorção se tornou um dos métodos mais estudados para remoção dessas substâncias. Neste trabalho, uma amostra de carbono ativado comercial (NORIT GF45) foi avaliada como adsorvente para remoção de paracetamol em solução aquosa. O adsorvente foi caracterizado em relação ao ponto de carga zero (pcz) e quanto às propriedades texturais por isotermas de adsorção e dessorção de N2 a 77 K. Em seguida, foi feito o estudo do pH para identificar em qual meio (pH ideal) a adsorção do fármaco é favorecida. O resultado mostrou que o pH 8 teve maior capacidade de adsorção. Consecutivamente, foi feita a cinética de adsorção para determinar o tempo de equilíbrio. A determinação do equilíbrio de adsorção foi feita em pH 8, em diferentes temperaturas, obtendo capacidades de adsorção próximas independente da temperatura. As isotermas de equilíbrio foram modeladas pelas equações de Langmuir e Freundlich, em que ambos os modelos se ajustaram bem aos dados experimentais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSASilva, Francisco Wilton Miranda daSilva, Francisco Wilton Miranda daValença, Paula Katherine Leonez da SilvaSoares, Ana Lorena de BritoRibeiro, Aline Kelly Carvalho2021-06-02T12:16:37Z2021-06-062021-06-02T12:16:37Z2020-02-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Ribeiro (2020) Citação com autor não incluído no texto: (RIBEIRO, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6275porRIBEIRO, Aline Kelly Carvalho. Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado. 2020. 10 f. Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T17:58:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6275Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T17:58:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
title Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
spellingShingle Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
Ribeiro, Aline Kelly Carvalho
Adsorção
paracetamol
carbono ativado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
title_short Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
title_full Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
title_fullStr Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
title_full_unstemmed Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
title_sort Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado
author Ribeiro, Aline Kelly Carvalho
author_facet Ribeiro, Aline Kelly Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Wilton Miranda da
Silva, Francisco Wilton Miranda da
Valença, Paula Katherine Leonez da Silva
Soares, Ana Lorena de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Aline Kelly Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Adsorção
paracetamol
carbono ativado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
topic Adsorção
paracetamol
carbono ativado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
description Diante da crescente preocupação com a contaminação de fármacos nos corpos hídricos, a adsorção se tornou um dos métodos mais estudados para remoção dessas substâncias. Neste trabalho, uma amostra de carbono ativado comercial (NORIT GF45) foi avaliada como adsorvente para remoção de paracetamol em solução aquosa. O adsorvente foi caracterizado em relação ao ponto de carga zero (pcz) e quanto às propriedades texturais por isotermas de adsorção e dessorção de N2 a 77 K. Em seguida, foi feito o estudo do pH para identificar em qual meio (pH ideal) a adsorção do fármaco é favorecida. O resultado mostrou que o pH 8 teve maior capacidade de adsorção. Consecutivamente, foi feita a cinética de adsorção para determinar o tempo de equilíbrio. A determinação do equilíbrio de adsorção foi feita em pH 8, em diferentes temperaturas, obtendo capacidades de adsorção próximas independente da temperatura. As isotermas de equilíbrio foram modeladas pelas equações de Langmuir e Freundlich, em que ambos os modelos se ajustaram bem aos dados experimentais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
2021-06-02T12:16:37Z
2021-06-06
2021-06-02T12:16:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Ribeiro (2020) Citação com autor não incluído no texto: (RIBEIRO, 2020)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6275
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Ribeiro (2020) Citação com autor não incluído no texto: (RIBEIRO, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIBEIRO, Aline Kelly Carvalho. Estudo da adsorção de paracetamol em carbono ativado. 2020. 10 f. Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711958615818240