Brincando no maracatu pimpões e biluca: saberes, memórias e ancestralidade na construção da cultura afrodescendente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1368 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3344 |
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Brincando no maracatu pimpões e biluca: saberes, memórias e ancestralidade na construção da cultura afrodescendenteMaracatuNarrativa autobiográficaAncestralidadeMemóriasSaberesBilucaPimpõesMaracatuAutobiographical narrativeAncestryMemoirsYou knowBilucaPimpõesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaSocio-cultural analysis of the street carnival as a re-signification of the knowledge, memories and ancestry in the construction of Afrodescendant culture in Mossoró-RN. Inserted in the life story of the narrator-researcher as a popular player of the street carnivals, he seeks to recover and analyze the narratives around the maracatus, as places full of attachments and affections, smells, smells, colors, shapes and textures that create feelings of belongings where the ancestry dwells and the preservation of traditional knowledge. It presents Maracatu as a symbolic place and with a strong affective load with its formative and resistance processes of Afro-Brazilian culture. It allows to bring other voices that make up the maracatu, expressing the vibrations, sensations, rituals and symbols present in the understanding of the dynamics crossed by the processions, constructed in the individual and collective experiences, in the unfolding of its multiple meanings. In a qualitative way, the narrative is developed through the (auto) biographical narrative analysis method, retrieving the oral histories of two important subjects of the Mossoró / RN carnival, Cristina Gomes Paulista - known as "Cristina dos Pimpões", and Francisca Maria de Souza - "Dona Biluca". These narratives are analyzed in the light of the re - signification of ancestry and the pedagogical formation that takes place outside the school in search of the construction of citizenship and subjectivity as parameters of the Afro - descendant identity of Maracatu. It recreates the memory of local manifestations involving maracatu as a learning space in which ideas, meanings and senses that dialogue with the body, art and education circulate.Análise sociocultural do carnaval de rua como ressignificação dos saberes, memórias e ancestralidade na construção da cultura afrodescendente em Mossoró-RN. Inserida na própria história de vida do narrador-pesquisador como brincante popular dos carnavais de rua, busca recuperar e analisar as narrativas em torno dos maracatus, como lugares recheados de vínculos e afetos, aromas, cheiros, cores, formas e texturas que criam sentimentos de pertencimentos onde habita a ancestralidade e preservação de saberes da tradição. Apresenta o Maracatu como lugar simbólico e de forte carga afetiva com seus processos formativos e de resistência da cultura afro-brasileira. Permite trazer outras vozes que compõem o maracatu, expressando as vibrações, sensações, rituais e símbolos presentes na compreensão da dinâmica atravessada pelos cortejos, construídos nas experiências individuais e coletivas, no desenrolar dos seus múltiplos significados. De caráter qualitativo, a narrativa se desenvolve através do método da análise da narrativa (auto)biográfica, recuperando as histórias orais de dois importantes sujeitos do carnaval de Mossoró/RN, Cristina Gomes Paulista – conhecida como “Cristina dos Pimpões”, e Francisca Maria de Souza – “Dona Biluca”. Tais narrativas são analisadas à luz da ressignificação da ancestralidade e da formação pedagógica que se dá fora da escola em busca da construção da cidadania e da subjetividade como parâmetros da identidade afrodescendente do Maracatu. Reconstrói a memória das manifestações locais que envolvem o maracatu como espaço de aprendizagem em que circulam ideias, significados e sentidos que dialogam com o corpo, arte e educação.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAGurgel, Wildoberto Batistahttp://lattes.cnpq.br/França, Maria da Conceição Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/Estevão, Ady Canário de Souzahttp://lattes.cnpq.br/Silva Neto, Euclides Flor da2019-12-10T13:18:36Z2019-12-10T13:18:36Z2018-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva Neto (2018) (SILVA NETO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1368https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3344porSILVA NETO, Euclides Flor da. Brincando no maracatu pimpões e biluca: saberes, memórias e ancestralidade na construção da cultura afrodescendente. 2018. 44f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T22:55:20Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3344Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T22:55:20Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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