Projeto de um renderizador usando ray tracing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5991 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_96a0c2a16c5eb6c81b3e120ba8cb8f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5991 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de um renderizador usando ray tracingRenderizadorRay tracingModelagemPooRendererRay tracingModelingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAOMonografiaThe use of computer graphics is present in many areas, from simple things like software to display graphics, to more complex systems such as video game games. But despite the vast areas that it is possible to apply graphics, there is one thing they all have in common, they all need to use some kind of renderer to be able to generate the images. A renderer can apply various rendering techniques, where each has its advantage and disadvantage, such as the raster technique, which has a good computational performance, but does not have shading results so close to reality, different from the ray tracing technique, that has excellent shading results, but does not have excellent computational performance. The performance problem of the technique of ray tracing occurs because the technique requires several calculations to determine the color of a pixel of the image, being necessary recalculate for each pixel of the image. But despite performance issues, the ray tracing technique generates great results that resemble the real world. Observing the final result obtained by the technique of ray tracing and the difficulties faced in implementing the technique that this monograph proposes. This work proposes to implement a renderer that uses the technique of ray tracing, where it is also proposed the modeling of the renderer, in order to have a complete view of the renderer before being implemented, in order to avoid mistakes in the initial stages.A utilização da computação gráfica está presente em várias áreas, desde coisas simples como um software para mostrar gráficos, até sistemas mais complexos, como jogos de videogame. Mas apesar das vastas áreas que é possível aplicar a computação gráfica, existe uma coisa que todas tem em comum, todas precisam utilizar algum tipo de renderizador para poder gerar as imagens. Um renderizador pode aplicar diversas técnicas de enderização, onde cada uma tem sua vantagem e desvantagem, como a técnica de rasterização, que possui uma boa performance computacional, mas não possui resultados de sombreamento tão próximos a realidade, diferente da técnica de ray tracing, que possui ótimos resultados de sombreamento, mas não possui uma performance computacional excelente. O problema de performance da técnica de ray tracing se dá devido que a técnica exige diversos cálculos para determinar a cor de um pixel da imagem, sendo necessário recalcular novamente para cada pixel da imagem. Mas apesar dos problemas de performance, a técnica de ray tracing gera ótimos resultados que se assemelham ao mundo real. Observando o resultado final obtido pela técnica de ray tracing e as dificuldades enfrentadas ao implementar a técnica, que este trabalho se propõe a implementar um renderizador que utiliza a técnica de ray tracing. No trabalho proposto também é apresentado a modelagem do renderizador, para poder ter uma visão completa do mesmo antes de ser implementado, e dessa forma, evitar erros logo nas etapas iniciais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPFBrasilUFERSAMesquita, Marco Diego AurélioSouza, Vinícius Samuel Valério deSilva, Lenardo Chaves eMesquita, Marco Diego AurélioCosta, Rarysson Guilherme da2021-03-17T14:42:20Z2021-03-172021-03-17T14:42:20Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta (2019) (COSTA,2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5991porCOSTA, Rarysson Guilheme da. Projeto de um renderizador usando ray tracing. 2019. 49 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:23:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5991Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:23:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
title |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
spellingShingle |
Projeto de um renderizador usando ray tracing Costa, Rarysson Guilherme da Renderizador Ray tracing Modelagem Poo Renderer Ray tracing Modeling CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
title_short |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
title_full |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
title_fullStr |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
title_full_unstemmed |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
title_sort |
Projeto de um renderizador usando ray tracing |
author |
Costa, Rarysson Guilherme da |
author_facet |
Costa, Rarysson Guilherme da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Marco Diego Aurélio Souza, Vinícius Samuel Valério de Silva, Lenardo Chaves e Mesquita, Marco Diego Aurélio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rarysson Guilherme da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Renderizador Ray tracing Modelagem Poo Renderer Ray tracing Modeling CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
topic |
Renderizador Ray tracing Modelagem Poo Renderer Ray tracing Modeling CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-20 2021-03-17T14:42:20Z 2021-03-17 2021-03-17T14:42:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa (2019) (COSTA,2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5991 |
identifier_str_mv |
Costa (2019) (COSTA,2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, Rarysson Guilheme da. Projeto de um renderizador usando ray tracing. 2019. 49 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF Brasil UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF Brasil UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747445456830464 |