Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10677 |
Resumo: | Sabendo que o ambiente familiar é primordial para o desenvolvimento dos sujeitos, este estudo destaca as intervenções da família na construção da identidade surda. Nesta perspectiva, entende-se que a identidade do indivíduo surdo sofre influências de diversos fatores, tais como: o contexto familiar, o contato com as comunidades surdas, a participação em movimentos e associações de surdos. Com base nesses argumentos, emerge-se o seguinte questionamento: considerando que a família influencia na construção da identidade do surdo, quais os impactos que reverberam na formação desse sujeito? No intuito de responder esta indagação, objetiva-se analisar quais consequências refletem na construção do surdo, bem como investigar a relação e as práticas comunicativas desse sujeito no ambiente familiar inclusivo e a sua relação em uma família de cunho ouvintista, sendo possível perceber a distinção de identidades entre os sujeitos. Para a análise dessa relação de dialeticidade entre Formação de identidade surda e contexto familiar, o estudo baseou-se nas ideias dos teóricos: Vygotsky (2007); Freire (2014); Perlin (2016) e Carvalho e Campello (2022). A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativa, que por meio do estudo de caso, analisaremos discursos de duas surdas, estudantes do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA), campus CaraúbasRN. A partir da análise realizada, foi possível perceber que a família reverbera impactos positivos e negativos, pois é um pilar imprescindível para a inserção do surdo, enquanto ser social e crítico, motivando-os a lutar pelos seus direitos e promovendo sua inclusão na sociedade. |
id |
UFER_993394aaecf947a5b1943ed15a4038fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10677 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/CaraúbasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASIdentidade surdaFamíliaSurdoSabendo que o ambiente familiar é primordial para o desenvolvimento dos sujeitos, este estudo destaca as intervenções da família na construção da identidade surda. Nesta perspectiva, entende-se que a identidade do indivíduo surdo sofre influências de diversos fatores, tais como: o contexto familiar, o contato com as comunidades surdas, a participação em movimentos e associações de surdos. Com base nesses argumentos, emerge-se o seguinte questionamento: considerando que a família influencia na construção da identidade do surdo, quais os impactos que reverberam na formação desse sujeito? No intuito de responder esta indagação, objetiva-se analisar quais consequências refletem na construção do surdo, bem como investigar a relação e as práticas comunicativas desse sujeito no ambiente familiar inclusivo e a sua relação em uma família de cunho ouvintista, sendo possível perceber a distinção de identidades entre os sujeitos. Para a análise dessa relação de dialeticidade entre Formação de identidade surda e contexto familiar, o estudo baseou-se nas ideias dos teóricos: Vygotsky (2007); Freire (2014); Perlin (2016) e Carvalho e Campello (2022). A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativa, que por meio do estudo de caso, analisaremos discursos de duas surdas, estudantes do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA), campus CaraúbasRN. A partir da análise realizada, foi possível perceber que a família reverbera impactos positivos e negativos, pois é um pilar imprescindível para a inserção do surdo, enquanto ser social e crítico, motivando-os a lutar pelos seus direitos e promovendo sua inclusão na sociedade.Knowing that the family environment is essential for subjects’ development, this study highlights family influences in the construction of deaf identity. From this perspective, it is known that the identity of a deaf individual is influenced by several factors, such as: family context, contact with deaf communities, participation in deaf movements and associations. Based on these arguments, the following question emerges: considering that the family influences the construction of the deaf person's identity, what are the impacts on the formation of this subject? In order to answer this question, the objective is to analyze what consequences reflect on the construction of deaf people, as well as to investigate the relationship and communicative practices of this subject in the inclusive family environment and their relationship in a family of hearing people, making it possible to perceive the distinction of identities among subjects. To analyze this dialectic relationship between deaf identity formation and family context, the study was based on the ideas of the following researchers: Vygotsky (2007); Freire (2014); Perlin (2016) and Carvalho and Campello (2022). The methodology of this research is qualitative, which, through a case study, we analyzed the speeches of two deaf women, students of the Letras-Libras course, at the Federal Rural University of the Semi-Arid Region (UFERSA) in Caraúbas-RN. After we carried out the analysis, it was possible to realize that the family transmits positive and negative impacts, as it is an essential pillar for the inclusion of deaf people as social and critical human beings, motivating them to fight for their rights and promoting their inclusion in society.20 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaViana Neto, Francisco de AcacíSouza, Stefani Eduarda Alves de Lima2024-03-12T17:34:17Z2024-03-12T17:34:17Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSOUZA, Stefani Eduarda Alves de Lima. Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de letras-libras da Ufersa/Caraúbas. 2023. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10677CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10677Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
title |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
spellingShingle |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas Souza, Stefani Eduarda Alves de Lima LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Identidade surda Família Surdo |
title_short |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
title_full |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
title_fullStr |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
title_full_unstemmed |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
title_sort |
Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de Letras-Libras da Ufersa/Caraúbas |
author |
Souza, Stefani Eduarda Alves de Lima |
author_facet |
Souza, Stefani Eduarda Alves de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Mifra Angélica Chaves da Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Viana Neto, Francisco de Acací |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Stefani Eduarda Alves de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Identidade surda Família Surdo |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Identidade surda Família Surdo |
description |
Sabendo que o ambiente familiar é primordial para o desenvolvimento dos sujeitos, este estudo destaca as intervenções da família na construção da identidade surda. Nesta perspectiva, entende-se que a identidade do indivíduo surdo sofre influências de diversos fatores, tais como: o contexto familiar, o contato com as comunidades surdas, a participação em movimentos e associações de surdos. Com base nesses argumentos, emerge-se o seguinte questionamento: considerando que a família influencia na construção da identidade do surdo, quais os impactos que reverberam na formação desse sujeito? No intuito de responder esta indagação, objetiva-se analisar quais consequências refletem na construção do surdo, bem como investigar a relação e as práticas comunicativas desse sujeito no ambiente familiar inclusivo e a sua relação em uma família de cunho ouvintista, sendo possível perceber a distinção de identidades entre os sujeitos. Para a análise dessa relação de dialeticidade entre Formação de identidade surda e contexto familiar, o estudo baseou-se nas ideias dos teóricos: Vygotsky (2007); Freire (2014); Perlin (2016) e Carvalho e Campello (2022). A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativa, que por meio do estudo de caso, analisaremos discursos de duas surdas, estudantes do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA), campus CaraúbasRN. A partir da análise realizada, foi possível perceber que a família reverbera impactos positivos e negativos, pois é um pilar imprescindível para a inserção do surdo, enquanto ser social e crítico, motivando-os a lutar pelos seus direitos e promovendo sua inclusão na sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 2024-03-12T17:34:17Z 2024-03-12T17:34:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Stefani Eduarda Alves de Lima. Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de letras-libras da Ufersa/Caraúbas. 2023. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10677 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Stefani Eduarda Alves de Lima. Influências da família na construção da identidade surda: estudo de caso de discentes do curso de letras-libras da Ufersa/Caraúbas. 2023. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747449134186496 |