Elaboração de uma célula de testes para motores a combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Iago Mateus Sá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1166
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4436
Resumo: Monografia
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It is necessary to generate the proper instruction about the operation of an internal combustion engine and its nuances in order to build a first step of a solid enough knowledge to understand and be able to generate interpretation of the data arranged by the cell promoting improvements not only in the engines, but in all of its components, peripherals and other elements involved, such as lubricating fluids, cooling fluids and fuels. The results obtained make possible the conversion of the theoretical knowledge into empirical, being perceptible the relationship between the analyzed parameters and some factors that can exert influence on these, which were analyzed from the acquisition and registration of the data displayed by the cell. It was also possible to improve the perception of how an internal combustion engine works in close contact with the engine and the construction and assembly of all the peripherals, systems and subsystems that are fundamental to its operation. The tests bring results that confirm the theoretical basis of the work and provide a series of possibilities of subsequent work and improvements in the own cell or bench of experimental tests with motors.Em 2012 os motores dos automóveis no Brasil foram responsáveis por 47% da emissão de CO na atmosfera segundo o Ministério do Meio Ambiente. Sendo esses motores a principal força motriz de veículos leves e pesados, motocicletas, máquinas e geradores, é clara a necessidade de motores cada vez mais eficientes, com maior rendimento e menos poluentes e para isso um forte viés fomentador de aperfeiçoamento são as células de testes de motores a combustão, que podem gerar e captar informações de valor inestimável para atender esses objetivos. É necessário gerar a instrução adequada acerca do funcionamento de um motor a combustão interna e seus nuances, de modo a edificar um primeiro passo de um conhecimento sólido o suficiente para compreender e conseguir gerar interpretação dos dados dispostos pela célula promovendo melhorias não só nos motores, mas em todos os seus componentes, periféricos e demais elementos envolvidos, como fluidos lubrificantes, fluidos de arrefecimento e combustíveis. Os resultados obtidos tornam possível a conversão do conhecimento teórico em empírico, sendo perceptível a relação entre os parâmetros analisados e alguns fatores que podem exercer influência sobre esses, os quais foram analisadas a partir da aquisição e registro dos dados exibidos pela célula. Foi possível também aprimorar a percepção de como se dá o funcionamento de um motor a combustão interna em um íntimo contato com o motor e a construção e montagem de todos os periféricos, sistemas e subsistemas fundamentais para o seu funcionamento. Os testes trazem resultados que confirmam o embasamento teórico do trabalho e disponibiliza uma série de possibilidades de trabalhos subsequentes e aperfeiçoamentos na própria célula ou bancada de testes experimentais com motores.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPeixoto, Daut de Jesus Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/Rodrigues, Carlos Eduardo Aguiar Limahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira Junior, Jakson Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/Aquino, Iago Mateus Sá2020-02-18T12:36:41Z2020-02-18T12:36:41Z2018-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAquino (2018) (AQUINO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1166https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4436porAQUINO, Iago Mateus Sá. Elaboração de uma célula de testes para motores a combustão interna. 2018.59 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T14:30:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4436Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T14:30:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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