Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5203 |
Resumo: | Financial Mathematics is a branch of mathematics that has developed a lot in recent decades due to the increase in population consumption and its contents that are important in promoting citizenship and understanding of the economic and financial world. However, in schools, Financial Mathematics content is often not addressed or only emphasizes ready-made formulas, using non-contextual data that does not attract students and does not provide the basic skills of Financial Education. Thus, this paper aims to propose the use of mathematical modeling in mathematics teaching, aimed at high school students, presenting a proposal of teaching of Financial Mathematics that uses Real Estate Financing. This research is focused on the production of a didactic activity proposal, so we opted for a bibliographic research. It is believed that mathematical modeling combined with funding helped the teaching and learning process, allowing students to work with applications of mathematical content and simultaneously improve research skills, team sense, and contribute to the development of reflection, discussion and criticism |
id |
UFER_a78fa4d7170cae3a7fe612d06c20555a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5203 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortizaçãoEnsinoAprendizagemMatemática financeiraEducação financeiraTeachingLearningFinancial mathFinancial educationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFinancial Mathematics is a branch of mathematics that has developed a lot in recent decades due to the increase in population consumption and its contents that are important in promoting citizenship and understanding of the economic and financial world. However, in schools, Financial Mathematics content is often not addressed or only emphasizes ready-made formulas, using non-contextual data that does not attract students and does not provide the basic skills of Financial Education. Thus, this paper aims to propose the use of mathematical modeling in mathematics teaching, aimed at high school students, presenting a proposal of teaching of Financial Mathematics that uses Real Estate Financing. This research is focused on the production of a didactic activity proposal, so we opted for a bibliographic research. It is believed that mathematical modeling combined with funding helped the teaching and learning process, allowing students to work with applications of mathematical content and simultaneously improve research skills, team sense, and contribute to the development of reflection, discussion and criticismA Matemática Financeira é um ramo da matemática que se desenvolveu muito nas últimas décadas por conta do aumento do consumo da população e os seus conteúdos que são importantes na promoção da cidadania e do entendimento do mundo econômico e financeiro. Porém, nas escolas, muitas vezes os conteúdos da Matemática Financeira não são abordados ou enfatizam apenas fórmulas prontas, utilizando dados sem contextualização que pouco atraem os alunos e não proporcionam desenvolver as habilidades básicas da Educação Financeira. Assim, este trabalho tem como objetivo propor a utilização da modelagem matemática no ensino da matemática, voltada para alunos do Ensino Médio, apresentando uma proposta de ensino de Matemática Financeira que utiliza Financiamentos Imobiliários. Essa investigação é voltada para produção de uma proposta de atividade didática, por isso optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Acredita-se que a modelagem matemática aliada aos financiamentos auxiliei no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos trabalhar com aplicações de conteúdos matemáticos e simultaneamente aprimorar as capacidades de pesquisa, senso de equipe, além de contribuir para o desenvolvimento da reflexão, da discussão e da críticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaNeves, Odacir Almeida27703006832http://lattes.cnpq.br/5455193502814150Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas04286042421http://lattes.cnpq.br/2810602424397426Morais, Marcelo Bezerra de07741275461http://lattes.cnpq.br/2878861519191477Lima, Ravenia Adail Silva Vieira2020-08-03T17:33:45Z2019-08-212020-08-03T17:33:45Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Lima (2019) Citação com autor não incluído no texto: (LIMA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5203porLIMA, Ravenia Adail Silva Vieira. Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T20:01:23Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5203Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T20:01:23Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
title |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
spellingShingle |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização Lima, Ravenia Adail Silva Vieira Ensino Aprendizagem Matemática financeira Educação financeira Teaching Learning Financial math Financial education CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
title_full |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
title_fullStr |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
title_full_unstemmed |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
title_sort |
Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização |
author |
Lima, Ravenia Adail Silva Vieira |
author_facet |
Lima, Ravenia Adail Silva Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Odacir Almeida 27703006832 http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas 04286042421 http://lattes.cnpq.br/2810602424397426 Morais, Marcelo Bezerra de 07741275461 http://lattes.cnpq.br/2878861519191477 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ravenia Adail Silva Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Matemática financeira Educação financeira Teaching Learning Financial math Financial education CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino Aprendizagem Matemática financeira Educação financeira Teaching Learning Financial math Financial education CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Financial Mathematics is a branch of mathematics that has developed a lot in recent decades due to the increase in population consumption and its contents that are important in promoting citizenship and understanding of the economic and financial world. However, in schools, Financial Mathematics content is often not addressed or only emphasizes ready-made formulas, using non-contextual data that does not attract students and does not provide the basic skills of Financial Education. Thus, this paper aims to propose the use of mathematical modeling in mathematics teaching, aimed at high school students, presenting a proposal of teaching of Financial Mathematics that uses Real Estate Financing. This research is focused on the production of a didactic activity proposal, so we opted for a bibliographic research. It is believed that mathematical modeling combined with funding helped the teaching and learning process, allowing students to work with applications of mathematical content and simultaneously improve research skills, team sense, and contribute to the development of reflection, discussion and criticism |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21 2019-04-26 2020-08-03T17:33:45Z 2020-08-03T17:33:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Lima (2019) Citação com autor não incluído no texto: (LIMA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5203 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Lima (2019) Citação com autor não incluído no texto: (LIMA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LIMA, Ravenia Adail Silva Vieira. Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747459874750464 |