Os desafios ergonômicos identificados nos docentes da UFERSA-Angicos durante o período remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nadja Liz Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7921
Resumo: Com grande parte da população instruída a ficar em casa em razão das medidas de distanciamento impostas pelos governos, vários setores precisaram se adaptar ao home office, um modelo de trabalho até então desconhecido pela grande parte da sociedade. Devido às leis prescritas para evitar essa aglomeração, as universidades e escolas públicas e privadas tiveram que migrar seus funcionários para suas residências, o que acabou fazendo com que os professores tivessem que montar áreas de trabalho em seu domicílio com móveis existentes, além do mais a maioria dos ambientes não são ajustados ergonomicamente ao trabalhador, o que pode causar algum problema grave no futuro, podendo gerar uma perda da qualidade na vida e ensino dos professores. Devido a isso, o objetivo dessa monografia é apresentar os maiores desafios ergonômicos enfrentados pelos docentes de graduação do campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi- Árido durante a pandemia. Para atingir o objetivo almejado buscou primeiramente identificar quais eram os problemas ergonômicos mais comuns relatados pelos docentes durante o período remoto para assim poder sugerir um plano de ação para mitigar os problemas identificados. Na qual justifica pela contribuição da ergonomia no campo profissional, podendo gerar uma melhoria na produtividade e na saúde dos trabalhadores no home office. É através dela que podem ser identificados pontos que necessitam de mudanças. Por se tratar de uma investigação sistemática e empírica no qual não se tem o controle da variável estudada pelo fato já ter ocorrido, este trabalho possui a finalidade de contribuir para a identificação dos impactos que a pandemia obteve na vida dos docentes. A partir da análise dos resultados foi possível detectar alguns pontos relacionados a mobília e os equipamentos utilizados pelos docentes assim como os sentimentos e as dores mais frequentes durante o ensino remoto para a partir daí realizar um plano de ação utilizando o diagrama de Ishikawa a fim de combater os problemas listados, para trabalhos futuros foi sugerido utilizar o 5W2H como apoio para aplicação do plano sugerido anteriormente.
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