Revestimento de polietileno de alta densidade (pead) como sistema de proteção contra corrosão em oleodutos no RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Thiago Ticiano Aires de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4616
Resumo: Artigo Acadêmico
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spelling Revestimento de polietileno de alta densidade (pead) como sistema de proteção contra corrosão em oleodutos no RNCorrosãoRevestimentoPEADDutosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAArtigo AcadêmicoBrazil's oil, gas and derivatives supply structure, interconnected with production sources, refineries and consumption centers, is based mainly on the country's pipeline network. To date, much of this network is operated by Petrobras or Transpetro, in which a highly significant portion (around 77%) of its extension consists of pipelines with more than 20 years of operation. Studies have shown that transportation pipelines in operation in the country present serious problems of internal and / or external corrosion and deposit formation, both organic and inorganic. As a result of the corrosive process, there is a reduction in the thickness of the duct walls, possible appearance of localized attack in condensation and water retention regions and the formation of large amount of solid residue due to the large surface area of the ducts that come into contact with the flow. The extent and severity of these problems are related to the type of product transported, operating conditions and location, implying periodic maintenance. The suspension of maintenance services causes numerous damages, among them the interruption of transmission services and the environmental problems that occur due to leaks in the pipelines. In Brazil, an internal lining system has been used for pipelines to conduct oil, gas, water, etc., made of high density polyethylene (HDPE) pipes to protect them against corrosion and abrasion, called Liner. The present work aims to present the main characteristics of High Density Polyethylene (HDPE) coatings and their cost relation when compared to the construction of a new pipeline and transportation via tank trailers (1, 2, 3 and 4 years). It has been observed that after 2 years hauling production through trailers, the expense of this drawback is equivalent to the cost of rehabilitating the pipeline with the insertion of the expanded HDPE liner for both the AB and CD pipelines and after 3 (three) years, the costs of transporting the trailer exceed the investment for liner insertion, while at the fourth year the values involved are practically equivalent to the cost of manufacturing a new steel pipe with the same characteristics as the previous one.A estrutura brasileira de abastecimento de petróleo, gás e derivados, interligada as fontes de produção, refinarias e centros de consumo, baseiam-se principalmente na malha dutoviária do país. Grande parte dessa malha é, até o momento, operada pela Petrobras ou Transpetro, na qual uma parcela altamente significativa (em torno de 77%) de sua extensão é constituída por dutos com mais de 20 anos de operação. Estudos realizados têm mostrado que os dutos de transporte em atividade no país apresentam sérios problemas de corrosão interna e/ou externa, e formação de depósitos, tanto orgânicos como inorgânicos. Em consequência do processo corrosivo, há a redução da espessura das paredes dos dutos, possível aparecimento de ataque localizado em regiões de condensação e retenção de água e a formação de grande quantidade de resíduo sólido, devido à larga área superficial dos dutos que entram em contato com o fluxo. A extensão e gravidade destes problemas estão relacionadas ao tipo de produto transportado, condições de operação e localização, implicando em manutenção periódica dos mesmos. A suspensão dos serviços de manutenção ocasiona inúmeros prejuízos, entre eles pode ser citada a interrupção dos serviços de transmissão e os problemas ambientais que ocorrem devido aos vazamentos nos dutos. No Brasil, vem sendo utilizado um sistema de revestimento interno para tubulações de condução de petróleo, gás, água, etc., fabricado em tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) para protegêlas contra a corrosão e à abrasão, chamado de Liner. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais características dos revestimentos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e a sua relação de custo quando comparada com a construção de um novo duto e transporte via carretas-tanques (1, 2, 3 e 4 anos). Foi observado que após 2 anos transportando a produção através de carretas, a despesa com esse inconveniente é equivalente ao custo de reabilitação do duto com a inserção do liner expandido de PEAD, tanto para o oleoduto AB como para o oleoduto CD e após 3 (três) anos, os custos com transporte de carreta ultrapassam o investimento para inserção do liner, enquanto que, ao quarto ano os valores envolvidos é praticamente equivalente ao custo de fabricação de um novo duto em aço com as mesmas características do anterior.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSABarbosa, Andrea Francisca FernandesCunha, Jardel Dantas daAraújo, Thiago Ticiano Aires de2020-03-20T16:40:24Z2020-03-202020-03-20T16:40:24Z2019-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAraújo (2019) (ARAÚJO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4616porARAÙJO, Thiago Ticiano Aires de. 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