Projeto de baixo custo para a construção de bobinas do tipo soneloide e de Helmholtz para implementação de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9674
Resumo: O estudo do eletromagnetismo resultou no surgimento das bobinas solenoide, que são dispositivos capazes de gerar um campo magnético por meio da passagem de corrente elétrica, assim como o processo inverso, muito presente em toda produção de energia elétrica atualmente. O seguinte artigo tem a finalidade de construir, caracterizar e implementar bobinas solenoides comuns e de Helmholtz em escolas públicas, de maneira a esclarecer os conhecimentos e contextualizar o eletromagnetismo no cotidiano dos alunos, incentivando assim o seu interesse, e otimizando o ensino de física, de forma viável ao orçamento limitado da educação pública. A construção considera os fatores teóricos, como um campo magnético experimentalmente útil e os fatores externos como materiais de fácil acesso e valor factível para o contexto socioeconômico do aluno de escola pública, além disso esse presente artigo realizou experimentos em laboratório com as bobinas confeccionadas. Deste modo, os experimentos resultaram em um campo magnético mais homogêneo e regulado de acordo com a corrente fornecida, na bobina de Helmholtz em comparação com o solenoide comum, ademais, vale ressaltar, que foi possível realizar experimentos simples, conforme os realizados no ensino público. Em conclusão, a fabricação e caracterização das bobinas foi bem-sucedida, visto que foi possível aplicar experimentos viáveis em um âmbito pedagógico, com um custo praticável tendo em vista o contexto precário das escolas públicas, o orçamento limitado da educação pública situação de vulnerabilidade social dos alunos, cumprindo o objetivo social do projeto de potencializar a aprendizagem do eletromagnetismo com a aplicação prática no contexto rotineiro.
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