Avaliação das propriedades físico-químicas de misturas de gasolina C e etanol hidratado para tecnologia flex-fuel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10618 |
Resumo: | Devido a crescente necessidade de estudo sobre combustíveis alternativos, visando a redução de emissão de poluentes e do consumo de combustíveis derivados de petróleo surgiu a tecnologia flex-fuel, que permite a utilização do etanol hidratado, da gasolina tipo C ou de qualquer mistura entre os dois, em um mesmo tanque de combustível. As principais vantagens da tecnologia flex-fuel são: a liberdade de escolha do consumidor do tipo de combustível a usar e a possibilidade de uma troca gradual no uso de combustíveis fósseis, para combustíveis renováveis. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação das características físico-químicas de mistura de gasolina tipo C e etanol hidratado visando compreender o comportamento dessas misturas para a Tecnologia flex-fuel. Para isso, amostras de gasolina tipo C comum e de etanol hidratado foram coletadas em um posto revendedor da cidade de Mossoró-RN no mês de agosto/2016 e as misturas foram preparadas com concentrações volumétricas de 10%, 30%, 50%, 70% e 90% de etanol na gasolina. Os resultados obtidos, nas análises realizadas nas amostras de gasolina comum e etanol hidratado coletados no posto revendedor, mostraram-se em conformidade com as especificações estabelecidas atualmente pela ANP, para todas as características avaliadas. Da caracterização físico-química realizada nas misturas entre os dois combustíveis é possível afirmar que misturas com concentrações de no máximo 50% de etanol hidratado, apresentaram resultados conformes para as características analisadas com as especificações atuais da gasolina tipo C e do etanol hidratado. |
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Avaliação das propriedades físico-químicas de misturas de gasolina C e etanol hidratado para tecnologia flex-fuelENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PETROLEOGasolina tipo CEtanol hidratadoCaracterização físico-químicaTecnologia flex-fuelGasoline type CEthanol hydratedPhysic-chemical characterizationFlex-fuel technologyDevido a crescente necessidade de estudo sobre combustíveis alternativos, visando a redução de emissão de poluentes e do consumo de combustíveis derivados de petróleo surgiu a tecnologia flex-fuel, que permite a utilização do etanol hidratado, da gasolina tipo C ou de qualquer mistura entre os dois, em um mesmo tanque de combustível. As principais vantagens da tecnologia flex-fuel são: a liberdade de escolha do consumidor do tipo de combustível a usar e a possibilidade de uma troca gradual no uso de combustíveis fósseis, para combustíveis renováveis. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação das características físico-químicas de mistura de gasolina tipo C e etanol hidratado visando compreender o comportamento dessas misturas para a Tecnologia flex-fuel. Para isso, amostras de gasolina tipo C comum e de etanol hidratado foram coletadas em um posto revendedor da cidade de Mossoró-RN no mês de agosto/2016 e as misturas foram preparadas com concentrações volumétricas de 10%, 30%, 50%, 70% e 90% de etanol na gasolina. Os resultados obtidos, nas análises realizadas nas amostras de gasolina comum e etanol hidratado coletados no posto revendedor, mostraram-se em conformidade com as especificações estabelecidas atualmente pela ANP, para todas as características avaliadas. Da caracterização físico-química realizada nas misturas entre os dois combustíveis é possível afirmar que misturas com concentrações de no máximo 50% de etanol hidratado, apresentaram resultados conformes para as características analisadas com as especificações atuais da gasolina tipo C e do etanol hidratado.Due to the growing need for study on alternative fuels and aiming a reduction of the emission of pollutants and the consumption of fuels derived from petroleum came the flex-fuel technology, which allows the use of hydrous ethanol, type C gasoline or any mixture between the two, in a same tank of fuel. The main advantages of flex-fuel technology are the freedom of the customer to choose the type of fuel to use and the possibility of a gradual shift in the use of fossil fuels to renewable fuels. Furthermore, the aim of this study was to evaluate the physico-chemical characteristics of a mixture of gasoline type C and hydrated ethanol in order to understand the behavior of these mixtures for flex-fuel technology. For this, a sample of common C gasoline and hydrous ethanol were collected at a gas station service of the city of Mossoró-RN in August 2016 and the mixtures of ethanol were prepared in volumetric concentrations of 10%, 30%, 50%, 70% and 90% in the gasoline. The results obtained in the analyzes of samples of regular gasoline and hydrous ethanol collected in the gas station, is shown in accordance with the specifications currently established by the ANP, for all traits. The physicochemical characterization conducted in mixtures of the two fuels it is possible to affirm that it is more appropriate to use gasoline with concentrations no more than 50% of hydrous ethanol, what presented compatible results for the characteristics analyzed with the current specifications of type C gasoline and hydrated ethanol.TCC migrado do Sigaa Módulo Biblioteca da UFERSA. O TCC tem originalmente o Registro no Sistema 23093 e o patrimônio 2017002248.48 f.Centro de Engenharias - CEBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoDelgado, Regina Celia de Oliveira BrasilDelgado, Regina Celia de Oliveira BrasilCunha, Jardel DantasMota, André Luis NovaisMonteiro, Dandara Martins2024-03-05T20:05:49Z2024-03-05T20:05:49Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMONTEIRO, Dandara Martins. Avaliação das propriedades físico-químicas de misturas de gasolina C e etanol hidratado para tecnologia flex-fuel. 2016. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Petróleo, Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2016.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10618MossoróUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-06T19:30:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10618Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-06T19:30:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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Devido a crescente necessidade de estudo sobre combustíveis alternativos, visando a redução de emissão de poluentes e do consumo de combustíveis derivados de petróleo surgiu a tecnologia flex-fuel, que permite a utilização do etanol hidratado, da gasolina tipo C ou de qualquer mistura entre os dois, em um mesmo tanque de combustível. As principais vantagens da tecnologia flex-fuel são: a liberdade de escolha do consumidor do tipo de combustível a usar e a possibilidade de uma troca gradual no uso de combustíveis fósseis, para combustíveis renováveis. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação das características físico-químicas de mistura de gasolina tipo C e etanol hidratado visando compreender o comportamento dessas misturas para a Tecnologia flex-fuel. Para isso, amostras de gasolina tipo C comum e de etanol hidratado foram coletadas em um posto revendedor da cidade de Mossoró-RN no mês de agosto/2016 e as misturas foram preparadas com concentrações volumétricas de 10%, 30%, 50%, 70% e 90% de etanol na gasolina. Os resultados obtidos, nas análises realizadas nas amostras de gasolina comum e etanol hidratado coletados no posto revendedor, mostraram-se em conformidade com as especificações estabelecidas atualmente pela ANP, para todas as características avaliadas. Da caracterização físico-química realizada nas misturas entre os dois combustíveis é possível afirmar que misturas com concentrações de no máximo 50% de etanol hidratado, apresentaram resultados conformes para as características analisadas com as especificações atuais da gasolina tipo C e do etanol hidratado. |
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