Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
http://lattes.cnpq.br/4624350829751372
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682
Resumo: Nas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheres
id UFER_c247a379fbf7e15af9846ccba51077ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7682
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMHistória localMulheresEnsino de HistóriaLivro didáticoLocal HistoryWomenHistory teachingTextbookNas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheresIn recent academic research, there is a considerable number of productions that approach the women presence in History and the way in which they are represented. This research focuses on analyzing how protagonists women in the city of Mossoró-RN are approached in the teaching of Local History, verifying their stereotypes, permanence or changes, based on the imagery contents conveyed in History textbooks. To achieve the proposed objective, a survey was made of the imagery materials present in the 9th grade History textbooks, using textbooks from three different publishers, about women from Rio Grande do Norte State, Brazil, and for didactic purposes, a clipping of two characters was made: Nísia Floresta and Celina Guimarães Viana. The analysis of the images was made from a documentary critique in the light of the Historiography of Local History, based on the content analysis proposed by Bardin (1977). A semi-structured interview was carried out with two teachers: one teacher from the state school system and the other from the municipal school system, in order to analyze how these teachers taught about Local History and the participation of women in History teaching. We conclude that studies on women from Rio Grande do Norte State, Brazil, are still under construction, are taking slow steps and need to be revalued as contents of the discipline of History, so that local female characters can serve as inspiration for maintaining the dignity and rights of women144 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoTamanini, Paulo AugustoStruchiner, MiriamPontes, Verônica Maria de AraújoSilva, Francisco Vieira daMedeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha2022-10-19T13:05:46Z2022-10-19T13:05:46Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242http://lattes.cnpq.br/4624350829751372MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:28:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7682Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:28:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
title Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
spellingShingle Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
História local
Mulheres
Ensino de História
Livro didático
Local History
Women
History teaching
Textbook
title_short Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
title_full Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
title_fullStr Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
title_full_unstemmed Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
title_sort Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
author Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha
author_facet Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
Struchiner, Miriam
Pontes, Verônica Maria de Araújo
Silva, Francisco Vieira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
História local
Mulheres
Ensino de História
Livro didático
Local History
Women
History teaching
Textbook
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
História local
Mulheres
Ensino de História
Livro didático
Local History
Women
History teaching
Textbook
description Nas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheres
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T13:05:46Z
2022-10-19T13:05:46Z
2022-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
http://lattes.cnpq.br/4624350829751372
MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682
url http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
http://lattes.cnpq.br/4624350829751372
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682
identifier_str_mv MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441237360640