Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/2405551882781242 http://lattes.cnpq.br/4624350829751372 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682 |
Resumo: | Nas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheres |
id |
UFER_c247a379fbf7e15af9846ccba51077ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7682 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMHistória localMulheresEnsino de HistóriaLivro didáticoLocal HistoryWomenHistory teachingTextbookNas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheresIn recent academic research, there is a considerable number of productions that approach the women presence in History and the way in which they are represented. This research focuses on analyzing how protagonists women in the city of Mossoró-RN are approached in the teaching of Local History, verifying their stereotypes, permanence or changes, based on the imagery contents conveyed in History textbooks. To achieve the proposed objective, a survey was made of the imagery materials present in the 9th grade History textbooks, using textbooks from three different publishers, about women from Rio Grande do Norte State, Brazil, and for didactic purposes, a clipping of two characters was made: Nísia Floresta and Celina Guimarães Viana. The analysis of the images was made from a documentary critique in the light of the Historiography of Local History, based on the content analysis proposed by Bardin (1977). A semi-structured interview was carried out with two teachers: one teacher from the state school system and the other from the municipal school system, in order to analyze how these teachers taught about Local History and the participation of women in History teaching. We conclude that studies on women from Rio Grande do Norte State, Brazil, are still under construction, are taking slow steps and need to be revalued as contents of the discipline of History, so that local female characters can serve as inspiration for maintaining the dignity and rights of women144 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoTamanini, Paulo AugustoStruchiner, MiriamPontes, Verônica Maria de AraújoSilva, Francisco Vieira daMedeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha2022-10-19T13:05:46Z2022-10-19T13:05:46Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242http://lattes.cnpq.br/4624350829751372MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:28:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7682Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:28:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
title |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
spellingShingle |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM História local Mulheres Ensino de História Livro didático Local History Women History teaching Textbook |
title_short |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
title_full |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
title_fullStr |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
title_full_unstemmed |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
title_sort |
Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN |
author |
Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha |
author_facet |
Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto Struchiner, Miriam Pontes, Verônica Maria de Araújo Silva, Francisco Vieira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Vanusa Maria Gomes Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM História local Mulheres Ensino de História Livro didático Local History Women History teaching Textbook |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM História local Mulheres Ensino de História Livro didático Local History Women History teaching Textbook |
description |
Nas recentes pesquisas acadêmicas, há uma considerável gama de produções que abordam a temática das mulheres na História e a forma como são representadas. Esta pesquisa se concentra em analisar como as mulheres protagonistas da cidade de Mossoró-RN são abordadas no ensino de História local, verificando seus estereótipos, permanências ou mudanças, a partir dos conteúdos imagéticos veiculados nos livros didáticos de História. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano de três editoras diferentes acerca das mulheres potiguares. Para fins didáticos, fizemos um recorte de duas personagens: Nísia Floresta e Celina Guimarães Viana. A análise das imagens foi feita a partir de uma crítica documental à luz da historiografia local, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada com dois professores, sendo um da rede estadual e um da rede municipal, com o intuito de analisar como eles trabalham a história local e a participação das mulheres no ensino de História. A pesquisa concluiu que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História a fim de que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheres |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19T13:05:46Z 2022-10-19T13:05:46Z 2022-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2405551882781242 http://lattes.cnpq.br/4624350829751372 MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682 |
url |
http://lattes.cnpq.br/2405551882781242 http://lattes.cnpq.br/4624350829751372 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7682 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Vanusa Maria Gomes Noronha. Mulheres potiguares no ensino da história local, na educação básica, em Mossoró-RN. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747441237360640 |