Análise teórica da determinação do atrito de rolamento para aerodesign
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1697 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2899 |
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Análise teórica da determinação do atrito de rolamento para aerodesignTrem de PousoAtritoAeroDesignCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAMonografiaThe Brazilian Society of Mobility Engineers (SAE Brazil), offers annually, to engineering students and related areas, the challenge of designing and constructing an aircraft capable of carrying out a flight circuit with a payload being transported. Among the most diverse areas in the project, the landing gear is a key subsystem, being in the aircraft one of the most difficult to be designed, because it needs to have the least possible weight and at the same time mechanical resistance to withstand the loads and impacts of the same with the ground. The present research shows the study for an experimental estimation of two different bearing configurations (with and without bearing) of wheel-ground friction in landing gear applied in the AeroDesign project. For this, tests were carried out with the landing gear configuration used by the Acceptor AeroDesign Team for the SAE Brazil competition of AeroDesign 2017, in order to analyze the frictional force and its coefficient for a better performance on the aircraft at takeoff.A Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade do Brasil (SAE Brasil), oferece anualmente, a estudantes de engenharia e áreas afins, o desafio de projetar e construir uma aeronave com capacidade para realizar um circuito de voo com uma carga útil sendo transportada. Em meio as mais diversas áreas existentes no projeto, o trem de pouso é um subsistema chave, sendo na aeronave um dos mais difíceis a ser projetado, devido o mesmo necessitar ter um menor peso possível e ao mesmo tempo resistência mecânica para suportar as cargas e os impactos da mesma com o solo. O presente trabalho mostra o estudo para uma estimativa experimental de duas configurações distintas de mancais (com e sem rolamento) de atrito roda-solo em trens de pouso aplicados no projeto AeroDesign. Para isso, foram realizados testes com configurações de trem de pouso utilizadas pela Equipe Acceptor AeroDesign para a competição SAE Brasil de AeroDesign 2017, a fim de analisar a força de atrito e seu coeficiente para um melhor desempenho na aeronave em sua decolagem.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASimões, Jackson de Britohttp://lattes.cnpq.br/Albano, Wendellhttp://lattes.cnpq.br/Alcântara, Carlos Cássio dehttp://lattes.cnpq.br/Gomes, Paula Graziela Batista2019-12-05T12:13:04Z2019-12-05T12:13:04Z2018-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGomes (2018) (GOMES, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1697https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2899porGOMES, Paula Graziela Batista. Análise teórica da determinação do atrito de rolamento para aerodesign. 2018. 41 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T23:25:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2899Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T23:25:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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