Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
dARK ID: | ark:/74562/0013000006894 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267 |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado. |
id |
UFER_c44e45aa52eb0f65718e632e15d02d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9267 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguarCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEducação financeiraEndividamentoPoupançaAdministração financeiraFinança pessoalInadimplênciaGestão financeiraO presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFreire, Kallyse Priscila Soares de OliveiraFreire, Kallyse Priscila Soares de OliveiraPrado, Alexsandro Gonçalves da SilvaRêgo, Thaiseany de FreitasLima, Lucas da Silva2023-06-15T21:48:52Z2023-06-15T21:48:52Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfLima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267ark:/74562/0013000006894Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-28T00:02:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9267Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-28T00:02:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
title |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
spellingShingle |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar Lima, Lucas da Silva CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Educação financeira Endividamento Poupança Administração financeira Finança pessoal Inadimplência Gestão financeira |
title_short |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
title_full |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
title_fullStr |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
title_full_unstemmed |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
title_sort |
Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar |
author |
Lima, Lucas da Silva |
author_facet |
Lima, Lucas da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Kallyse Priscila Soares de Oliveira Freire, Kallyse Priscila Soares de Oliveira Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva Rêgo, Thaiseany de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Educação financeira Endividamento Poupança Administração financeira Finança pessoal Inadimplência Gestão financeira |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Educação financeira Endividamento Poupança Administração financeira Finança pessoal Inadimplência Gestão financeira |
description |
O presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 2023-06-15T21:48:52Z 2023-06-15T21:48:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/74562/0013000006894 |
identifier_str_mv |
Lima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. ark:/74562/0013000006894 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1817700485362089984 |