Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
dARK ID: ark:/74562/0013000006894
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267
Resumo: O presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado.
id UFER_c44e45aa52eb0f65718e632e15d02d91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9267
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguarCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEducação financeiraEndividamentoPoupançaAdministração financeiraFinança pessoalInadimplênciaGestão financeiraO presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFreire, Kallyse Priscila Soares de OliveiraFreire, Kallyse Priscila Soares de OliveiraPrado, Alexsandro Gonçalves da SilvaRêgo, Thaiseany de FreitasLima, Lucas da Silva2023-06-15T21:48:52Z2023-06-15T21:48:52Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfLima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267ark:/74562/0013000006894Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-28T00:02:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9267Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-28T00:02:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
title Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
spellingShingle Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
Lima, Lucas da Silva
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Educação financeira
Endividamento
Poupança
Administração financeira
Finança pessoal
Inadimplência
Gestão financeira
title_short Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
title_full Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
title_fullStr Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
title_full_unstemmed Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
title_sort Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar
author Lima, Lucas da Silva
author_facet Lima, Lucas da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Kallyse Priscila Soares de Oliveira
Freire, Kallyse Priscila Soares de Oliveira
Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva
Rêgo, Thaiseany de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Educação financeira
Endividamento
Poupança
Administração financeira
Finança pessoal
Inadimplência
Gestão financeira
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Educação financeira
Endividamento
Poupança
Administração financeira
Finança pessoal
Inadimplência
Gestão financeira
description O presente estudo objetivou analisar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis contribui com o processo de tomada de decisão dos alunos de graduação, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Para tanto, fez-se necessário elaborar um questionário que abarca quesitos relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico dos discentes, bem como sobre a tomada de decisões financeiras. Ele foi aplicado junto aos alunos de graduação do curso de Ciências contábeis da UFERSA, com o auxílio da ferramenta Google Forms e de modo presencial, o que resultou em uma amostra composta por 159 respondentes divididos entre Grupo 1 (do início do curso) e Grupo 2 (do final do curso). A metodologia utilizada foi uma análise dos dados a partir da estatística descritiva, por meio da comparação entre percentuais obtidos pelas compilações das respostas percebidas pelos respondentes em relação aos questionamentos realizados, observando as respostas quanto ao grau de integralização do currículo acadêmico. Com base nas inferências empíricas das análises percentuais, observa-se que há certa melhoria no processo de melhoria nas tomadas de decisões financeiras quando se tem maior parte do currículo acadêmico em Ciências contábeis integralizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2023-06-15T21:48:52Z
2023-06-15T21:48:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/74562/0013000006894
identifier_str_mv Lima, Lucas da Silva. Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de ciências contábeis de uma universidade pública potiguar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
ark:/74562/0013000006894
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1817700485362089984