Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 0022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457 |
Resumo: | É sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas. |
id |
UFER_c4bc1cca28be8626f41fb9eac3119c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10457 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtubeLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAYouTubeVideoaulaGênero textual/discursivoÉ sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas.28 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasMartins, Mário Gleisse das ChagasSilva, AnaniasKarolina, NaraSilva, Verônica Martins da2024-02-08T13:52:51Z2024-02-08T13:52:51Z0022-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:52:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10457Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:52:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
title |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
spellingShingle |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube Silva, Verônica Martins da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA YouTube Videoaula Gênero textual/discursivo |
title_short |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
title_full |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
title_fullStr |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
title_full_unstemmed |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
title_sort |
Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube |
author |
Silva, Verônica Martins da |
author_facet |
Silva, Verônica Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Mário Gleisse das Chagas Martins, Mário Gleisse das Chagas Silva, Ananias Karolina, Nara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Verônica Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA YouTube Videoaula Gênero textual/discursivo |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA YouTube Videoaula Gênero textual/discursivo |
description |
É sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas. |
publishDate |
0022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
0022-06-15 2024-02-08T13:52:51Z 2024-02-08T13:52:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457 |
identifier_str_mv |
SILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747471871508480 |