Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Verônica Martins da
Data de Publicação: 0022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457
Resumo: É sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas.
id UFER_c4bc1cca28be8626f41fb9eac3119c75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10457
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtubeLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAYouTubeVideoaulaGênero textual/discursivoÉ sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas.28 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasMartins, Mário Gleisse das ChagasSilva, AnaniasKarolina, NaraSilva, Verônica Martins da2024-02-08T13:52:51Z2024-02-08T13:52:51Z0022-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:52:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10457Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:52:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
title Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
spellingShingle Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
Silva, Verônica Martins da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
YouTube
Videoaula
Gênero textual/discursivo
title_short Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
title_full Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
title_fullStr Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
title_full_unstemmed Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
title_sort Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube
author Silva, Verônica Martins da
author_facet Silva, Verônica Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mário Gleisse das Chagas
Martins, Mário Gleisse das Chagas
Silva, Ananias
Karolina, Nara
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Verônica Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
YouTube
Videoaula
Gênero textual/discursivo
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
YouTube
Videoaula
Gênero textual/discursivo
description É sabido que o ensino tem se tornado maleável no que diz respeito às transformações de um mundo globalizado. É nesse cenário que as dinâmicas de aprendizagem se tornam múltiplas. As videoaulas assumem uma dinâmica de obtenção de conhecimento pelo viés tecnológico. As videoaulas abrem caminho para uma prática de ensino que não está somente voltada para o contexto escolar, a sala de aula. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no YouTube. A fim de identificar como alguns canais pedagógicos de língua portuguesa definem e categorizam os gêneros textuais/discursivos, serão compiladas e analisadas 13 videoaulas sobre gêneros textuais/discursivos selecionados a partir de canais de ensino da referida plataforma. Dessa forma, nos resultados da pesquisa será possível reconhecer quais as definiçoes, categorizações dos gêneros textuais/discursivos presentes nessas videoaulas, bem como as perspectivas teóricas em que o ensino de gêneros textuais/discursivos são estruturados. Esta pesquisa pretende promover uma reflexão acerca dos possíveis tratamentos teóricos dispensados ao tema do gênero textual/discursivo, que é tão recorrente na esfera acadêmica da linguística e nos espaços educacionais por meio das videoaulas.
publishDate 0022
dc.date.none.fl_str_mv 0022-06-15
2024-02-08T13:52:51Z
2024-02-08T13:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457
identifier_str_mv SILVA, Verônica Martins da. Análise de princípios teóricos estruturantes do ensino de gêneros textuais/discursivos em videoaulas no youtube. 2022. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471871508480