Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da infraestrutura de tráfego na região central de Aracati – CE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1465 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3561 |
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Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da infraestrutura de tráfego na região central de Aracati – CERodoviasSinalizaçãoGeoprocessamentoGeorreferenciamentoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMonografiaNão possuiO uso de veículos automotores ao longo dos anos vem aumentando exponencialmente, levando ao crescente fluxo de locomoção nas rodovias do Brasil, isso gera diversas consequências, dentre elas, o congestionamento. Com isso, se tem a necessecidade da imposição de leis e regras para com a gestão das radovias de tráfego, tanto para os veículos como para com os pedestres, sendo imposto, as regras de sinalização viária, em que é conjunto de sinais luminosos, visuais e/ou acústicos, subdividido em sinalização permanente (sinalização vertical, horizontal e semafórico) e a sinalização temporária. A fim de se melhorar o controle do tráfego e a devida aplicação de tais sistematicas de sinalização, tecnologias e técnicas como o geoprocessamento e georreferenciamento são muito úteis para o melhoramento do tráfego e mapeamento do trânsito urbano e até em metrópoles. O trabalho objetivou realizar o georreferenciamento da sinalização de trânsito existente na região central do município de Aracati – CE, utilizando um software SIG livre e gratuito para posterior análise dos dados coletados. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: primeiramente, uma revisão bibliográfica e pesquisa documental sobre o tema, a realização da atividade de campo, com a coleta de dados da infraestrutura de tráfego na região de estudo; elaboração de um banco de dados com as informações coletadas e, o processamento dos dados. Na coleta dos dados, 101 pontos da sinalização viária foram observados, totalizando 187 placas de regulamentação, 4 pontos de sinalização semafórica e 6 pontos de faixa de travessia de pedestres, consistindo basicamento pela sinalização vertical de regulamentação, sinalização semafórica e sinalização horizontal. O geoprocessamento mostrou-se uma ferramenta eficaz e de baixo custo na geolocalização da sinalização viária e na manipulação das informações presente no banco de dados, evidenciando que sinalização viária na área de estudo, encontrarse ainda insuficiente e com potencial a melhorias.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSASilva, Paulo César Moura dahttp://lattes.cnpq.br/Carlos Júnior, Antônio Aldisiohttp://lattes.cnpq.br/Azevedo, Brenno Dayannohttp://lattes.cnpq.br/Evangelista, Fernanda Bezerra2019-12-11T10:45:22Z2019-12-11T10:45:22Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfEvangelista (2019) (EVANGELISTA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1465https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3561porEVANGELISTA, Fernanda Bezerra. Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da infraestrutura de tráfego na região central de Aracati – CE. 2019. 58f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T13:39:40Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3561Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T13:39:40Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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