Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2090 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3008 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_d507c7a614879cd594c128627de68919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3008 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RNMobilidade urbanaCentro de Caraúbas-RNCiclofaixaFatores condicionante da mobilidadeCaracterísticas da frota municipalENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMonografiaNowadays, with the advancement of cities, there is a need for planning to ensure sustainability, and thinking about the movement of people to the development of large centers. In order to propose an urban mobility plan it is necessary to have a preliminary study of the current situation of the region where it will be carried out. This study should contain characteristics of the population with the means of transport and their socioeconomic characteristics. The central regions tend to contain greater transport flows, since these are commercialization regions. When there is no urban mobility planning, there is a risk to transport users who move in this particular region, besides the pedestrians that circulate in these regions. Therefore, the present work sought to develop the proposal of an urban mobility plan linking the center to the main streets of access to other neighborhoods in the city of Caraúbas-RN, through the use of software and data acquisition, 2010 demographic census, conducted by the IBGE together with a research project of UFERSA Caraúbas, carried out in 2018. In view of the results, it was observed that the central region is the most populous and with greater flow of travel, but does not have adequate mobility or signalization, future problemsAtualmente, com o avanço das cidades há necessidade que haja planejamento para garantir a sustentabilidade, e pensando na circulação das pessoas para o desenvolvimento dos grandes centros. Para a proposição de um plano de mobilidade urbana é necessário que haja estudo preliminar da situação atual da região onde será realizado. Nesse estudo, deverá conter características da população como os meios de transportes e suas características socioeconômicas. As regiões centrais costumam conter maiores fluxos, por essas serem regiões de comercialização. Quando não se tem um planejamento de mobilidade urbana acarreta riscos aos usuários de transportes que se locomovem nesta determinada região, além dos pedestres que circulam nessas regiões. Diante disso, o presente trabalho buscou desenvolver a proposição de plano de mobilidade urbana ligando o centro às principais ruas de acesso a outros bairros na cidade de Caraúbas-RN, por meio da utilização de softwares e aquisição de dados, do censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE juntamente com um projeto de pesquisa da UFERSA Caraúbas, realizado em 2018. Frente aos resultados, observou-se que a região central é a mais populosa e com maior fluxo de viagens, porém não se tem uma mobilidade nem sinalização adequada, podendo ocasionar problemas futuros.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Márcia Yara de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/Silva, Aline Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/Duarte, Gustavo Marques Calazanshttp://lattes.cnpq.br/Santos, Maria Amanda da Silva2019-12-05T12:29:43Z2019-12-05T12:29:43Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos (2019) (SANTOS, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2090https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3008porSANTOS, Maria Amanda da Silva. Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN. 2019. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:45:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3008Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:45:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
title |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
spellingShingle |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN Santos, Maria Amanda da Silva Mobilidade urbana Centro de Caraúbas-RN Ciclofaixa Fatores condicionante da mobilidade Características da frota municipal ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
title_short |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
title_full |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
title_fullStr |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
title_full_unstemmed |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
title_sort |
Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN |
author |
Santos, Maria Amanda da Silva |
author_facet |
Santos, Maria Amanda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Márcia Yara de Oliveira http://lattes.cnpq.br/ Silva, Aline Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/ Duarte, Gustavo Marques Calazans http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Amanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana Centro de Caraúbas-RN Ciclofaixa Fatores condicionante da mobilidade Características da frota municipal ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
Mobilidade urbana Centro de Caraúbas-RN Ciclofaixa Fatores condicionante da mobilidade Características da frota municipal ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T12:29:43Z 2019-12-05T12:29:43Z 2019-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos (2019) (SANTOS, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2090 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3008 |
identifier_str_mv |
Santos (2019) (SANTOS, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2090 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Amanda da Silva. Análise da mobilidade urbana em cidade de pequeno porte – estudo de caso: região que liga o centro ás principais ruas da cidade de Caraúbas – RN. 2019. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747449683640320 |