Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anábia Vitória
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7636
Resumo: É notório que os discentes que constituem o ambiente universitário se mostram muitas vezes desestimulados, por não conseguirem visualizar de forma realista o que é apresentado na sala de aula pelo docente, sentindo-se despreparados para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo analisar a implementação de uma ferramenta Buiding Informativo Modeling (BIM), o Revit da Autodesk, como ferramenta complementar no ensino de projeto do componente curricular de Estruturas de Concreto Armado, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de um minicurso através da utilização do software, como uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), onde realizou-se o lançamento e a modelagem de todo sistema estrutural estabelecido, condizente ao projeto arquitetônico. Nesse contexto, o BIM foi utilizado, sendo possível criar por meio dele um modelo digital e realista, composto por um enriquecido banco de dados. Fazendo referência ao decreto n° 10.306 de 2020, que aborda a obrigatoriedade do BIM em 2021 e a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a nº 14.133:2021. Ao método de coleta de informações, foram realizadas pesquisas bibliográficas, junto a um lançamento estrutural de um projeto arquitetônico utilizando o software Revit, além de uma apuração de dados, por meio de formulário eletrônico, com perguntas fechadas. O problema é enfatizado de forma descritiva com uma abordagem mista. No final deste, constatou-se a aceitação acadêmica, de modo que os discentes demonstraram compreender os conteúdos abordados no minicurso, e identificação de benefícios mediante adoção da ferramenta. Por fim é sugerido trabalhos posteriores como forma de estratégia de ensino no processo de inserção do BIM.
id UFER_daa23d8d72040f5abeae839d94131611
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7636
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armadoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIABIMRevitConcreto ArmadoTICNova Lei de LicitaçõesContratos AdministrativosÉ notório que os discentes que constituem o ambiente universitário se mostram muitas vezes desestimulados, por não conseguirem visualizar de forma realista o que é apresentado na sala de aula pelo docente, sentindo-se despreparados para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo analisar a implementação de uma ferramenta Buiding Informativo Modeling (BIM), o Revit da Autodesk, como ferramenta complementar no ensino de projeto do componente curricular de Estruturas de Concreto Armado, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de um minicurso através da utilização do software, como uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), onde realizou-se o lançamento e a modelagem de todo sistema estrutural estabelecido, condizente ao projeto arquitetônico. Nesse contexto, o BIM foi utilizado, sendo possível criar por meio dele um modelo digital e realista, composto por um enriquecido banco de dados. Fazendo referência ao decreto n° 10.306 de 2020, que aborda a obrigatoriedade do BIM em 2021 e a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a nº 14.133:2021. Ao método de coleta de informações, foram realizadas pesquisas bibliográficas, junto a um lançamento estrutural de um projeto arquitetônico utilizando o software Revit, além de uma apuração de dados, por meio de formulário eletrônico, com perguntas fechadas. O problema é enfatizado de forma descritiva com uma abordagem mista. No final deste, constatou-se a aceitação acadêmica, de modo que os discentes demonstraram compreender os conteúdos abordados no minicurso, e identificação de benefícios mediante adoção da ferramenta. Por fim é sugerido trabalhos posteriores como forma de estratégia de ensino no processo de inserção do BIM.82 f. : il.BrasilCentro Multidisciplinar de Pau dos FerrosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Matheus Fernandes de AraújoSilva, Matheus Fernandes de AraújoSilva, Matheus Fernandes de AraújoOliveira, Leonardo Henrique Borges deBezerra, Paulo Henrique AraújoFernandes, Anábia Vitória2022-09-12T16:45:02Z2022-09-12T16:45:02Z2022-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFERNANDES, Anábia Vitória. Uso De Tecnologia BIM Como Ferramenta Complementar No Ensino De Projeto De Estruturas De Concreto Armado. 2022. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7636Pau dos FerrosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T09:04:59Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7636Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T09:04:59Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
title Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
spellingShingle Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
Fernandes, Anábia Vitória
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
BIM
Revit
Concreto Armado
TIC
Nova Lei de Licitações
Contratos Administrativos
title_short Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
title_full Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
title_fullStr Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
title_full_unstemmed Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
title_sort Uso de tecnologia BIM como ferramenta complementar no ensino de projeto de estruturas de concreto armado
author Fernandes, Anábia Vitória
author_facet Fernandes, Anábia Vitória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Matheus Fernandes de Araújo
Silva, Matheus Fernandes de Araújo
Silva, Matheus Fernandes de Araújo
Oliveira, Leonardo Henrique Borges de
Bezerra, Paulo Henrique Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anábia Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
BIM
Revit
Concreto Armado
TIC
Nova Lei de Licitações
Contratos Administrativos
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
BIM
Revit
Concreto Armado
TIC
Nova Lei de Licitações
Contratos Administrativos
description É notório que os discentes que constituem o ambiente universitário se mostram muitas vezes desestimulados, por não conseguirem visualizar de forma realista o que é apresentado na sala de aula pelo docente, sentindo-se despreparados para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo analisar a implementação de uma ferramenta Buiding Informativo Modeling (BIM), o Revit da Autodesk, como ferramenta complementar no ensino de projeto do componente curricular de Estruturas de Concreto Armado, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de um minicurso através da utilização do software, como uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), onde realizou-se o lançamento e a modelagem de todo sistema estrutural estabelecido, condizente ao projeto arquitetônico. Nesse contexto, o BIM foi utilizado, sendo possível criar por meio dele um modelo digital e realista, composto por um enriquecido banco de dados. Fazendo referência ao decreto n° 10.306 de 2020, que aborda a obrigatoriedade do BIM em 2021 e a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a nº 14.133:2021. Ao método de coleta de informações, foram realizadas pesquisas bibliográficas, junto a um lançamento estrutural de um projeto arquitetônico utilizando o software Revit, além de uma apuração de dados, por meio de formulário eletrônico, com perguntas fechadas. O problema é enfatizado de forma descritiva com uma abordagem mista. No final deste, constatou-se a aceitação acadêmica, de modo que os discentes demonstraram compreender os conteúdos abordados no minicurso, e identificação de benefícios mediante adoção da ferramenta. Por fim é sugerido trabalhos posteriores como forma de estratégia de ensino no processo de inserção do BIM.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T16:45:02Z
2022-09-12T16:45:02Z
2022-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Anábia Vitória. Uso De Tecnologia BIM Como Ferramenta Complementar No Ensino De Projeto De Estruturas De Concreto Armado. 2022. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7636
identifier_str_mv FERNANDES, Anábia Vitória. Uso De Tecnologia BIM Como Ferramenta Complementar No Ensino De Projeto De Estruturas De Concreto Armado. 2022. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461199101952