Identidade e memória: a representação da comida em contos brasileiros contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Kaline do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10750
Resumo: Este artigo tem como propósito estabelecer as relações existentes entre comida e literatura. O intuito é transportar ao leitor a percepção de que o alimento pode representar identidade cultural, o estímulo voluntário e involuntário da memória, por meio do cheiro e do paladar que a comida nos emite. A presente análise realiza-se por meio da leitura de contos da década de 1960 e 1970 inseridos na coletânea, de Ítalo Moriconi, Os cem melhores contos brasileiros do século. A investigação parte também da contribuição de autores os quais exploraram essa temática, entre os quais se destacam, Rafael Climent-Espino, Sabrina Sedlmayer e Brillat-Savarin. Rafael Climent-Espino discorre sobre a representação do alimento como identidade social, e de que forma a comida constrói um mecanismo de comunidade entre os indivíduos; Sabrina Sedlmayer traz aspectos que externalizam a memória relacionando-a com comida, Brillat-Savarin traz contribuições de como a comida nos identifica socialmente. Os contos a serem analisados são “A morte de D.J. em Paris”, de Roberto Drummond, “A estrutura da bolha de sabão”, de Lygia Fagundes Telles, e “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector. Resulta-se desse estudo a compreensão de que a comida tem o poder de construir nossa identidade dentro de determinadas esferas sociais.
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