O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ronny Christian
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384
Resumo: Este trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem
id UFER_daf748782b6a200edd7798abc72f0a04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8384
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunosCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTecnologia da Informação e ComunicaçãoProcesso ensino-aprendizagemPrática DocenteEste trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem50 f.Núcleo de Educação a Distância - NEADBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoOliveira, Amanda Gondim deOliveira, Amanda Gondim deOliveira, Amanda Gondim de OliveiraFernandes, Yaskara Ygara Menescal PintoGomes, Ronny Christian2023-01-20T10:43:04Z2023-01-20T10:43:04Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T20:36:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8384Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T20:36:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
title O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
spellingShingle O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
Gomes, Ronny Christian
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tecnologia da Informação e Comunicação
Processo ensino-aprendizagem
Prática Docente
title_short O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
title_full O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
title_fullStr O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
title_full_unstemmed O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
title_sort O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
author Gomes, Ronny Christian
author_facet Gomes, Ronny Christian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amanda Gondim de
Oliveira, Amanda Gondim de
Oliveira, Amanda Gondim de Oliveira
Fernandes, Yaskara Ygara Menescal Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ronny Christian
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tecnologia da Informação e Comunicação
Processo ensino-aprendizagem
Prática Docente
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tecnologia da Informação e Comunicação
Processo ensino-aprendizagem
Prática Docente
description Este trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
2023-01-20T10:43:04Z
2023-01-20T10:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384
identifier_str_mv GOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Educação a Distância - NEAD
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Educação a Distância - NEAD
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461048107008