O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384 |
Resumo: | Este trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem |
id |
UFER_daf748782b6a200edd7798abc72f0a04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8384 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunosCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTecnologia da Informação e ComunicaçãoProcesso ensino-aprendizagemPrática DocenteEste trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem50 f.Núcleo de Educação a Distância - NEADBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoOliveira, Amanda Gondim deOliveira, Amanda Gondim deOliveira, Amanda Gondim de OliveiraFernandes, Yaskara Ygara Menescal PintoGomes, Ronny Christian2023-01-20T10:43:04Z2023-01-20T10:43:04Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T20:36:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8384Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T20:36:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
title |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
spellingShingle |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos Gomes, Ronny Christian CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Tecnologia da Informação e Comunicação Processo ensino-aprendizagem Prática Docente |
title_short |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
title_full |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
title_fullStr |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
title_full_unstemmed |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
title_sort |
O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos |
author |
Gomes, Ronny Christian |
author_facet |
Gomes, Ronny Christian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Gondim de Oliveira, Amanda Gondim de Oliveira, Amanda Gondim de Oliveira Fernandes, Yaskara Ygara Menescal Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ronny Christian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Tecnologia da Informação e Comunicação Processo ensino-aprendizagem Prática Docente |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Tecnologia da Informação e Comunicação Processo ensino-aprendizagem Prática Docente |
description |
Este trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceptuais da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas que professores e alunos tiveram para utilizar as TICs frente ao impacto causado pelo distanciamento social, no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se como objetivo também investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, no período da pandemia, dos professores da Escola Benvinda Nunes Teixeira, do município de Guamaré-RN, onde se ressalta a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14 2023-01-20T10:43:04Z 2023-01-20T10:43:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384 |
identifier_str_mv |
GOMES, Ronny Christian. O Uso das TICs como ferramenta facilitadora para professores e alunos. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Educação a Distância - NEAD Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Educação a Distância - NEAD Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461048107008 |