Comparativo econômico entre pavimentação asfáltica e pavimentação de paralelepípedos: estudo de caso na cidade de Mossoró – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francisco Charles Carvalho da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8636
Resumo: A pavimentação possui a função de resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais impostos pelo tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e conforto e resistir aos esforços horizontais (desgastes). O presente estudo terá como objetivo principal fazer uma análise comparativa entre dois tipos de pavimentos construídos nas vias públicas da cidade de Mossoró-RN, o pavimento asfáltico com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e o pavimento de paralelepípedo de pedra calcária. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão de literatura e pesquisas bibliográficas, além da realização do orçamento para a execução dos dois tipos de pavimentos, utilizando como referência uma PML (pesquisa mercadológica local) e a tabela SINAPI que é uma das maiores referências de engenharia de custos do Brasil. A partir das análises realizadas, observou-se, inicialmente, que em áreas urbanas, a pavimentação com paralelepípedos era mais comum do que a pavimentação com misturas asfálticas, cada um com suas características, propriedades físicas e de custo variado. Dessa forma ao ser observado aspectos estruturais, de aplicação e execução destes dois tipos de pavimentos foi possível identificar o custo de ambos e verificar os benefícios e qualidade de vida que a construção de um pavimento proporciona a sociedade. Como resultado dessa análise, verificou-se que a pavimentação asfáltica possui menor vida útil, alto custo com manutenção e o valor para sua implantação é em torno 35% mais caro do que a pavimentação com paralelepípedo. No entanto, nos critérios de organização da cidade, tempo de construção e serventia, o asfalto demonstra ser uma melhor alternativa. Todavia, de maneira geral, de acordo com os resultados obtidos nesse estudo nos levam a concluir que o pavimento com a utilização de paralelepípedos de pedra calcária é a alternativa economicamente mais viável para a administração pública, visto que, possui o menor custo para a implantação e manutenção do pavimento. Com isso, entende-se o motivo da grande quantidade de ruas construídas com paralelepípedo na cidade de Mossoró-RN
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