Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Alessandra Raquel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9602
Resumo: O cimento Portland é um pó fino que adquire elevadas resistências mecânicas após ser hidratado e seco. Esse material é utilizado, principalmente, como aglomerante e tem sua maior aplicação na construção civil, atuando como componente básico para o concreto. O concreto é hoje o segundo material mais utilizado pelo homem, ficando somente atrás do elemento água. O processo produtivo do cimento não produz diretamente resíduos sólidos, mas há uma alta emissão de poluentes gasosos e material particulado, causadores de muitos problemas respiratórios. Além disso, degrada e contamina a água e solo. Assim, a indústria cimenteira torna-se conhecida pelo seu elevado potencial poluidor. Dada a sua grande aplicabilidade para a sociedade e a problemática ambiental envolvida nesse processo industrial, é de suma importância que o processo de produção do cimento seja objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, como forma de viabilidade operacional e ambiental. O presente trabalho visa realizar uma revisão bibliográfica acerca do processo produtivo do cimento, detalhando as operações unitárias envolvidas nessa longa cadeia e apresentando o contexto ao qual essas fábricas se inserem no Brasil e no mundo.
id UFER_e29a44d73f736910f8ff0f6ff4456310
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9602
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento PortlandENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICACimento PortlandConcretoEmissões atmosféricasO cimento Portland é um pó fino que adquire elevadas resistências mecânicas após ser hidratado e seco. Esse material é utilizado, principalmente, como aglomerante e tem sua maior aplicação na construção civil, atuando como componente básico para o concreto. O concreto é hoje o segundo material mais utilizado pelo homem, ficando somente atrás do elemento água. O processo produtivo do cimento não produz diretamente resíduos sólidos, mas há uma alta emissão de poluentes gasosos e material particulado, causadores de muitos problemas respiratórios. Além disso, degrada e contamina a água e solo. Assim, a indústria cimenteira torna-se conhecida pelo seu elevado potencial poluidor. Dada a sua grande aplicabilidade para a sociedade e a problemática ambiental envolvida nesse processo industrial, é de suma importância que o processo de produção do cimento seja objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, como forma de viabilidade operacional e ambiental. O presente trabalho visa realizar uma revisão bibliográfica acerca do processo produtivo do cimento, detalhando as operações unitárias envolvidas nessa longa cadeia e apresentando o contexto ao qual essas fábricas se inserem no Brasil e no mundo.42 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAraújo, Alessandro Alisson de LemosSilva, Marta Ligia Pereira daAraújo, Alessandro Alisson de LemosSilva, Marta Ligia Pereira daGomes, Kalyanne Keyly PereiraDantas, Alessandra Raquel2023-11-13T11:53:34Z2023-11-13T11:53:34Z2023-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfDANTAS, Alessandra Raquel. Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Centro de Engenharias - CE, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Dantas (2023) Citação com autor não incluído no texto: (DANTAS, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9602MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-13T19:54:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9602Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-13T19:54:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
title Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
spellingShingle Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
Dantas, Alessandra Raquel
ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Cimento Portland
Concreto
Emissões atmosféricas
title_short Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
title_full Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
title_fullStr Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
title_full_unstemmed Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
title_sort Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland
author Dantas, Alessandra Raquel
author_facet Dantas, Alessandra Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Alessandro Alisson de Lemos
Silva, Marta Ligia Pereira da
Araújo, Alessandro Alisson de Lemos
Silva, Marta Ligia Pereira da
Gomes, Kalyanne Keyly Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Alessandra Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Cimento Portland
Concreto
Emissões atmosféricas
topic ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Cimento Portland
Concreto
Emissões atmosféricas
description O cimento Portland é um pó fino que adquire elevadas resistências mecânicas após ser hidratado e seco. Esse material é utilizado, principalmente, como aglomerante e tem sua maior aplicação na construção civil, atuando como componente básico para o concreto. O concreto é hoje o segundo material mais utilizado pelo homem, ficando somente atrás do elemento água. O processo produtivo do cimento não produz diretamente resíduos sólidos, mas há uma alta emissão de poluentes gasosos e material particulado, causadores de muitos problemas respiratórios. Além disso, degrada e contamina a água e solo. Assim, a indústria cimenteira torna-se conhecida pelo seu elevado potencial poluidor. Dada a sua grande aplicabilidade para a sociedade e a problemática ambiental envolvida nesse processo industrial, é de suma importância que o processo de produção do cimento seja objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, como forma de viabilidade operacional e ambiental. O presente trabalho visa realizar uma revisão bibliográfica acerca do processo produtivo do cimento, detalhando as operações unitárias envolvidas nessa longa cadeia e apresentando o contexto ao qual essas fábricas se inserem no Brasil e no mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13T11:53:34Z
2023-11-13T11:53:34Z
2023-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Alessandra Raquel. Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Centro de Engenharias - CE, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Dantas (2023) Citação com autor não incluído no texto: (DANTAS, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9602
identifier_str_mv DANTAS, Alessandra Raquel. Estudo do processo produtivo de fabricação do cimento Portland. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Centro de Engenharias - CE, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Dantas (2023) Citação com autor não incluído no texto: (DANTAS, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747445916106752