A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359 |
Resumo: | The present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control one |
id |
UFER_e3df3bb648856deaf024ccff0f9401a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5359 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagemConstrutivismoRecursos didáticosObjetos de aprendizagemEnsino de matemáticaEnsino médioConstructivismTeaching resourcesLearning objectsMatch instructionHigh schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control oneO presente trabalho tem por objetivo promover o uso de recursos didáticos e objetos de aprendizagem voltados para o ensino de conteúdos matemáticos diversos e sugere a utilização de uma abordagem construtivista de ensino, ao invés da abordagem tradicional. Com o construtivismo, considera-se que o conhecimento pode ser adquirido através de ações espontâneas em que o professor é o responsável em instigar a curiosidade, interação e participação do aluno em sua aprendizagem. Por meio de um estudo experimental, buscou-se avaliar se a utilização desses recursos nas aulas de matemática promove um melhor desempenho no rendimento dos alunos e desperta a curiosidade e a investigação. O grupo experimental teve acesso aos recursos didáticos e objetos de aprendizagem aliados à proposta de ensino construtivista e o grupo de controle teve acesso ao recurso didático restrito a livro, quadro e pincel aliados a uma proposta de ensino tradicional. Os resultados mostraram que o grupo experimental obteve melhor rendimento em relação ao grupo de controleCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaNunes, Antônio Gomes03241606406http://lattes.cnpq.br/9984485183361630Rodrigues, Walter Martins10304206881http://lattes.cnpq.br/9658022121769752Araújo, Fabiane Regina Cunha Dantashttp://lattes.cnpq.br/2810602424397426Calvalcante, Tábita Viana2020-08-31T01:36:26Z2019-09-172020-08-31T01:36:26Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359porCAVALCANTE, Tábita Viana. A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:54:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5359Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:54:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
title |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem Calvalcante, Tábita Viana Construtivismo Recursos didáticos Objetos de aprendizagem Ensino de matemática Ensino médio Constructivism Teaching resources Learning objects Match instruction High school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
title_full |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
title_sort |
A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem |
author |
Calvalcante, Tábita Viana |
author_facet |
Calvalcante, Tábita Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Antônio Gomes 03241606406 http://lattes.cnpq.br/9984485183361630 Rodrigues, Walter Martins 10304206881 http://lattes.cnpq.br/9658022121769752 Araújo, Fabiane Regina Cunha Dantas http://lattes.cnpq.br/2810602424397426 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calvalcante, Tábita Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Recursos didáticos Objetos de aprendizagem Ensino de matemática Ensino médio Constructivism Teaching resources Learning objects Match instruction High school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Construtivismo Recursos didáticos Objetos de aprendizagem Ensino de matemática Ensino médio Constructivism Teaching resources Learning objects Match instruction High school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control one |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17 2019-06-25 2020-08-31T01:36:26Z 2020-08-31T01:36:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Tábita Viana. A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747470378336256 |