A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvalcante, Tábita Viana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359
Resumo: The present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control one
id UFER_e3df3bb648856deaf024ccff0f9401a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5359
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagemConstrutivismoRecursos didáticosObjetos de aprendizagemEnsino de matemáticaEnsino médioConstructivismTeaching resourcesLearning objectsMatch instructionHigh schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control oneO presente trabalho tem por objetivo promover o uso de recursos didáticos e objetos de aprendizagem voltados para o ensino de conteúdos matemáticos diversos e sugere a utilização de uma abordagem construtivista de ensino, ao invés da abordagem tradicional. Com o construtivismo, considera-se que o conhecimento pode ser adquirido através de ações espontâneas em que o professor é o responsável em instigar a curiosidade, interação e participação do aluno em sua aprendizagem. Por meio de um estudo experimental, buscou-se avaliar se a utilização desses recursos nas aulas de matemática promove um melhor desempenho no rendimento dos alunos e desperta a curiosidade e a investigação. O grupo experimental teve acesso aos recursos didáticos e objetos de aprendizagem aliados à proposta de ensino construtivista e o grupo de controle teve acesso ao recurso didático restrito a livro, quadro e pincel aliados a uma proposta de ensino tradicional. Os resultados mostraram que o grupo experimental obteve melhor rendimento em relação ao grupo de controleCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaNunes, Antônio Gomes03241606406http://lattes.cnpq.br/9984485183361630Rodrigues, Walter Martins10304206881http://lattes.cnpq.br/9658022121769752Araújo, Fabiane Regina Cunha Dantashttp://lattes.cnpq.br/2810602424397426Calvalcante, Tábita Viana2020-08-31T01:36:26Z2019-09-172020-08-31T01:36:26Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359porCAVALCANTE, Tábita Viana. A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:54:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5359Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:54:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
title A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
spellingShingle A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
Calvalcante, Tábita Viana
Construtivismo
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino médio
Constructivism
Teaching resources
Learning objects
Match instruction
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
title_full A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
title_fullStr A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
title_sort A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
author Calvalcante, Tábita Viana
author_facet Calvalcante, Tábita Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Antônio Gomes
03241606406
http://lattes.cnpq.br/9984485183361630
Rodrigues, Walter Martins
10304206881
http://lattes.cnpq.br/9658022121769752
Araújo, Fabiane Regina Cunha Dantas
http://lattes.cnpq.br/2810602424397426
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvalcante, Tábita Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino médio
Constructivism
Teaching resources
Learning objects
Match instruction
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Construtivismo
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino médio
Constructivism
Teaching resources
Learning objects
Match instruction
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control one
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
2019-06-25
2020-08-31T01:36:26Z
2020-08-31T01:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Tábita Viana. A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747470378336256