Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Darlan Carlos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9622
Resumo: Tendo em vista que o mercado de milhas é uma forma segura de aferir ganhos reais em pequena escala sem aportes financeiros, esses ganhos são potencializados quando aplicados em momento oportuno previamente analisados de forma sistemática e em especial aplicado no contexto do transporte aéreo nacional, este estudo tem como objetivo de explorar o mercado de milhagens entre as empresas brasileiras participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas. Deve-se observar que nesse estudo foram utilizados apenas os programas de empresas aéreas brasileiras por uma questão de conveniência na coleta de dados e para proporcionar um comparativo mais realista entre os pesquisados. A coleta de dados se deu entre setembro de 2020 a junho de 2022, está relacionado a percepção de valor e consumo de milhas. Para tanto, é necessário identificar os programas e preços detalhados de milhagens de cada empresa participantes dos programas. Realiza-se, então, uma pesquisa visando descrever os métodos aplicados nessa pesquisa, verificando os pontos relevantes, bem como as etapas a serem respeitadas: conceito, métodos e procedimentos. Diante disso, verifica-se que analise da variavel tempo não arbitra diferença estatisticamente significativa entre as companhias aéreas no que diz respeito aquisições de passagens aéreas utilizando milhas, em contraponto, quando a mesma pesquisa é associada a um turno especifico, ela identifica claramente a existência de diferença estatisticamente significativa (madrugada, manhã, tarde e noite) no que tange aquisição de passagem aérea utilizando milhas na compras antecipada, o que impõe a constatação de que do efetivo alinhamento e fracionamento das variáveis mais significativas se torna nescessario para objetivo concreto da pesquisa. Constatada expressiva diferença de preços das milhas e milhagens entre os programas de fidelidade (Smiles, tudo Azul e Latam Pass) das companhias de aviação, levando em consideração o rateio das categorias, podendo aferir ganhos médios de 15% no momento da tomada de decisão.
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