Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9622 |
Resumo: | Tendo em vista que o mercado de milhas é uma forma segura de aferir ganhos reais em pequena escala sem aportes financeiros, esses ganhos são potencializados quando aplicados em momento oportuno previamente analisados de forma sistemática e em especial aplicado no contexto do transporte aéreo nacional, este estudo tem como objetivo de explorar o mercado de milhagens entre as empresas brasileiras participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas. Deve-se observar que nesse estudo foram utilizados apenas os programas de empresas aéreas brasileiras por uma questão de conveniência na coleta de dados e para proporcionar um comparativo mais realista entre os pesquisados. A coleta de dados se deu entre setembro de 2020 a junho de 2022, está relacionado a percepção de valor e consumo de milhas. Para tanto, é necessário identificar os programas e preços detalhados de milhagens de cada empresa participantes dos programas. Realiza-se, então, uma pesquisa visando descrever os métodos aplicados nessa pesquisa, verificando os pontos relevantes, bem como as etapas a serem respeitadas: conceito, métodos e procedimentos. Diante disso, verifica-se que analise da variavel tempo não arbitra diferença estatisticamente significativa entre as companhias aéreas no que diz respeito aquisições de passagens aéreas utilizando milhas, em contraponto, quando a mesma pesquisa é associada a um turno especifico, ela identifica claramente a existência de diferença estatisticamente significativa (madrugada, manhã, tarde e noite) no que tange aquisição de passagem aérea utilizando milhas na compras antecipada, o que impõe a constatação de que do efetivo alinhamento e fracionamento das variáveis mais significativas se torna nescessario para objetivo concreto da pesquisa. Constatada expressiva diferença de preços das milhas e milhagens entre os programas de fidelidade (Smiles, tudo Azul e Latam Pass) das companhias de aviação, levando em consideração o rateio das categorias, podendo aferir ganhos médios de 15% no momento da tomada de decisão. |
id |
UFER_e58ef9936b1a97a717701abf15c2dcc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9622 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileirasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMilhasFidelidadeCartão de créditoViagemAviãoMilesFidelityCredit cardTravelPlaneTendo em vista que o mercado de milhas é uma forma segura de aferir ganhos reais em pequena escala sem aportes financeiros, esses ganhos são potencializados quando aplicados em momento oportuno previamente analisados de forma sistemática e em especial aplicado no contexto do transporte aéreo nacional, este estudo tem como objetivo de explorar o mercado de milhagens entre as empresas brasileiras participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas. Deve-se observar que nesse estudo foram utilizados apenas os programas de empresas aéreas brasileiras por uma questão de conveniência na coleta de dados e para proporcionar um comparativo mais realista entre os pesquisados. A coleta de dados se deu entre setembro de 2020 a junho de 2022, está relacionado a percepção de valor e consumo de milhas. Para tanto, é necessário identificar os programas e preços detalhados de milhagens de cada empresa participantes dos programas. Realiza-se, então, uma pesquisa visando descrever os métodos aplicados nessa pesquisa, verificando os pontos relevantes, bem como as etapas a serem respeitadas: conceito, métodos e procedimentos. Diante disso, verifica-se que analise da variavel tempo não arbitra diferença estatisticamente significativa entre as companhias aéreas no que diz respeito aquisições de passagens aéreas utilizando milhas, em contraponto, quando a mesma pesquisa é associada a um turno especifico, ela identifica claramente a existência de diferença estatisticamente significativa (madrugada, manhã, tarde e noite) no que tange aquisição de passagem aérea utilizando milhas na compras antecipada, o que impõe a constatação de que do efetivo alinhamento e fracionamento das variáveis mais significativas se torna nescessario para objetivo concreto da pesquisa. Constatada expressiva diferença de preços das milhas e milhagens entre os programas de fidelidade (Smiles, tudo Azul e Latam Pass) das companhias de aviação, levando em consideração o rateio das categorias, podendo aferir ganhos médios de 15% no momento da tomada de decisão.53 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNobre, Fábio ChavesNobre, Fábio ChavesNobre, Liana Holanda NepomucenoBento, Francisca Joselânia da SilvaMedeiros, Darlan Carlos de2023-11-17T15:33:30Z2023-11-17T15:33:30Z2023-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMEDEIROS, Darlan Carlos de. Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 nov. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9622MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-19T03:00:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9622Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-19T03:00:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
title |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
spellingShingle |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras Medeiros, Darlan Carlos de CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Milhas Fidelidade Cartão de crédito Viagem Avião Miles Fidelity Credit card Travel Plane |
title_short |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
title_full |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
title_fullStr |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
title_sort |
Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras |
author |
Medeiros, Darlan Carlos de |
author_facet |
Medeiros, Darlan Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Fábio Chaves Nobre, Fábio Chaves Nobre, Liana Holanda Nepomuceno Bento, Francisca Joselânia da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Darlan Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Milhas Fidelidade Cartão de crédito Viagem Avião Miles Fidelity Credit card Travel Plane |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Milhas Fidelidade Cartão de crédito Viagem Avião Miles Fidelity Credit card Travel Plane |
description |
Tendo em vista que o mercado de milhas é uma forma segura de aferir ganhos reais em pequena escala sem aportes financeiros, esses ganhos são potencializados quando aplicados em momento oportuno previamente analisados de forma sistemática e em especial aplicado no contexto do transporte aéreo nacional, este estudo tem como objetivo de explorar o mercado de milhagens entre as empresas brasileiras participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas. Deve-se observar que nesse estudo foram utilizados apenas os programas de empresas aéreas brasileiras por uma questão de conveniência na coleta de dados e para proporcionar um comparativo mais realista entre os pesquisados. A coleta de dados se deu entre setembro de 2020 a junho de 2022, está relacionado a percepção de valor e consumo de milhas. Para tanto, é necessário identificar os programas e preços detalhados de milhagens de cada empresa participantes dos programas. Realiza-se, então, uma pesquisa visando descrever os métodos aplicados nessa pesquisa, verificando os pontos relevantes, bem como as etapas a serem respeitadas: conceito, métodos e procedimentos. Diante disso, verifica-se que analise da variavel tempo não arbitra diferença estatisticamente significativa entre as companhias aéreas no que diz respeito aquisições de passagens aéreas utilizando milhas, em contraponto, quando a mesma pesquisa é associada a um turno especifico, ela identifica claramente a existência de diferença estatisticamente significativa (madrugada, manhã, tarde e noite) no que tange aquisição de passagem aérea utilizando milhas na compras antecipada, o que impõe a constatação de que do efetivo alinhamento e fracionamento das variáveis mais significativas se torna nescessario para objetivo concreto da pesquisa. Constatada expressiva diferença de preços das milhas e milhagens entre os programas de fidelidade (Smiles, tudo Azul e Latam Pass) das companhias de aviação, levando em consideração o rateio das categorias, podendo aferir ganhos médios de 15% no momento da tomada de decisão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17T15:33:30Z 2023-11-17T15:33:30Z 2023-06-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Darlan Carlos de. Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 nov. 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9622 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Darlan Carlos de. Mercado de milhas: uma análise comparativa entre as empresas aéreas brasileiras. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 nov. 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747449004163072 |