Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Vitória Milena de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735
Resumo: Este trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor.
id UFER_e6d136023d20163fa7fce90939aff885
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10735
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAExperiênciasPráticas interculturaisInterculturalidadeInteraçãoEste trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor.78 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoRosa Filho, Jeová AraújoSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Bruno Coriolano de AlmeidaGóis, Vitória Milena de2024-03-22T16:58:46Z2024-03-22T16:58:46Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:01:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10735Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:01:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
title Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
spellingShingle Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
Góis, Vitória Milena de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Experiências
Práticas interculturais
Interculturalidade
Interação
title_short Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
title_full Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
title_fullStr Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
title_full_unstemmed Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
title_sort Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
author Góis, Vitória Milena de
author_facet Góis, Vitória Milena de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa Filho, Jeová Araújo
Rosa Filho, Jeová Araújo
Silva, Anderson Romário Souza
Costa, Bruno Coriolano de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Góis, Vitória Milena de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Experiências
Práticas interculturais
Interculturalidade
Interação
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Experiências
Práticas interculturais
Interculturalidade
Interação
description Este trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
2024-03-22T16:58:46Z
2024-03-22T16:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735
identifier_str_mv GÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747481826689024