Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735 |
Resumo: | Este trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor. |
id |
UFER_e6d136023d20163fa7fce90939aff885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10735 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAExperiênciasPráticas interculturaisInterculturalidadeInteraçãoEste trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor.78 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoRosa Filho, Jeová AraújoSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Bruno Coriolano de AlmeidaGóis, Vitória Milena de2024-03-22T16:58:46Z2024-03-22T16:58:46Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:01:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10735Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:01:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
title |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
spellingShingle |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica Góis, Vitória Milena de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Experiências Práticas interculturais Interculturalidade Interação |
title_short |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
title_full |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
title_fullStr |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
title_full_unstemmed |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
title_sort |
Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica |
author |
Góis, Vitória Milena de |
author_facet |
Góis, Vitória Milena de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa Filho, Jeová Araújo Rosa Filho, Jeová Araújo Silva, Anderson Romário Souza Costa, Bruno Coriolano de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Vitória Milena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Experiências Práticas interculturais Interculturalidade Interação |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Experiências Práticas interculturais Interculturalidade Interação |
description |
Este trabalho teve como foco investigar experiências e práticas pedagógicas interculturais em um contexto real de sala de aula de língua inglesa através de interações entre um professor e alunos de uma turma de 1° ano “A” do ensino médio em uma escola do interior do RN. De maneira geral, os estudos sobre práticas pedagógicas interculturais nos revelam como experiências de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para que os aprendizes aprofundem suas percepções críticas sobre os discursos que os cercam. No entanto, ainda há poucas pesquisas que abrem as janelas de salas de aula para evidenciar como a interculturalidade pode ser compreendida na prática. A pesquisa justifica-se pela urgência em abrir as janelas de contextos reais de ensino e aprendizagem para compreender como a interculturalidade pode ser pedagogicamente elaborada. Partindo dessa observação, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico que teve como objetivo central definir as bases de uma práxis pedagógica intercultural investigando um contexto real de sala de aula de língua inglesa, buscando analisar se e como as instâncias de interculturalidade acontecem nesses espaços, com vistas a compreender como um professor de língua inglesa de uma escola da rede pública de ensino narra e atua a interculturalidade na sala de aula de língua inglesa sob princípio teórico, metodológico e como uma competência colaborativamente construída pelas interações de sala de aula. Em termos teóricos, nos ancoramos em autores que discutem as relações entre língua e cultura; abordam o conceito de competências interculturais e refletem sobre diferentes abordagens quanto ao ensino de língua e cultura (KRAMSCH 1998; BYRAM 2002; GIMENEZ, 2006). A geração de dados foi baseada em questionários, observação participante de sala de aula e notas de campo. A análise seguiu uma orientação interpretativista, levando em consideração algumas respostas do professor e dos alunos obtidas através dos questionários. A interculturalidade foi investigada na sala de aula a partir de três elementos da prática pedagógica do professor em relação aos alunos, sendo estes: a relação entre professor e alunos, estratégias metodológicas e materiais pedagógicos utilizados. Os resultados nos apontam que nas práticas narradas e atuadas do professor e dos alunos aconteceram instâncias interculturais. No entanto, observamos alguns desencontros por parte do professor entre suas práticas narradas e atuadas através das descrições dos episódios de sala de aula. Por outro lado, em alguns momentos das aulas observadas foi possível notar uma coerência entre as práticas narradas e atuadas, quando ambas pareciam estar alinhadas com o paradigma intercultural. Isso indica a complexidade de uma prática intercultural e ao mesmo tempo o caminho de aprofundamento crítico nas estratégias pedagógicas do professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 2024-03-22T16:58:46Z 2024-03-22T16:58:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735 |
identifier_str_mv |
GÓIS, Vitória Milena de. Experiências Interculturais na sala de aula de Língua Inglesa: investigando a construção de uma práxis pedagógica. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747481826689024 |