Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10768 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático utilizado no 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do município de Caraúbas, Rio Grande do Norte (2020 – 2023), especificamente no que se refere ao ensino de gêneros orais. O contexto educacional no Brasil enfatiza a importância da comunicação oral, no entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse aspecto devido à falta de prática com os gêneros orais durante o Ensino Fundamental, o que pode prejudicar seu desempenho e atuação durante o Ensino Médio e Superior. O estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a fala e escrita, oralidade na escola e em seguida gêneros orais. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, descritiva e documental, pois analisaremos o livro didático destacando as atividades presentes no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de comunicação oral dos alunos. O trabalho concluiu enfatizando a necessidade de melhorar o ensino de gêneros orais no Ensino Fundamental II e ofereceu recomendações práticas para alcançar esse objetivo. |
id |
UFER_e8d155bf62f7a7edb69f1518ad2b8633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10768 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua PortuguesaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAOralidadeGêneros oraisFala e escritaLivro didáticoEste trabalho tem como objetivo analisar o livro didático utilizado no 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do município de Caraúbas, Rio Grande do Norte (2020 – 2023), especificamente no que se refere ao ensino de gêneros orais. O contexto educacional no Brasil enfatiza a importância da comunicação oral, no entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse aspecto devido à falta de prática com os gêneros orais durante o Ensino Fundamental, o que pode prejudicar seu desempenho e atuação durante o Ensino Médio e Superior. O estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a fala e escrita, oralidade na escola e em seguida gêneros orais. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, descritiva e documental, pois analisaremos o livro didático destacando as atividades presentes no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de comunicação oral dos alunos. O trabalho concluiu enfatizando a necessidade de melhorar o ensino de gêneros orais no Ensino Fundamental II e ofereceu recomendações práticas para alcançar esse objetivo.12 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Ananias Agostinho daSilva, Ananias Agostinho daCavalcante, Francisco Mailson de LimaAndrade, Gabrielly Thiciane dos SantosSilva, Thaislany Macedo2024-04-22T19:48:48Z2024-04-22T19:48:48Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Thaislany Macedo. Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10768CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-24T03:00:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10768Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-24T03:00:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
title |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa Silva, Thaislany Macedo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Gêneros orais Fala e escrita Livro didático |
title_short |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
title_full |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
title_sort |
Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa |
author |
Silva, Thaislany Macedo |
author_facet |
Silva, Thaislany Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ananias Agostinho da Silva, Ananias Agostinho da Cavalcante, Francisco Mailson de Lima Andrade, Gabrielly Thiciane dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaislany Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Gêneros orais Fala e escrita Livro didático |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Gêneros orais Fala e escrita Livro didático |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático utilizado no 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do município de Caraúbas, Rio Grande do Norte (2020 – 2023), especificamente no que se refere ao ensino de gêneros orais. O contexto educacional no Brasil enfatiza a importância da comunicação oral, no entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse aspecto devido à falta de prática com os gêneros orais durante o Ensino Fundamental, o que pode prejudicar seu desempenho e atuação durante o Ensino Médio e Superior. O estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a fala e escrita, oralidade na escola e em seguida gêneros orais. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, descritiva e documental, pois analisaremos o livro didático destacando as atividades presentes no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de comunicação oral dos alunos. O trabalho concluiu enfatizando a necessidade de melhorar o ensino de gêneros orais no Ensino Fundamental II e ofereceu recomendações práticas para alcançar esse objetivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 2024-04-22T19:48:48Z 2024-04-22T19:48:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thaislany Macedo. Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10768 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thaislany Macedo. Oralidade e ensino: gêneros orais em livro didático de Língua Portuguesa. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747451468316672 |