Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Oséias Fernandes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11342
Resumo: O objetivo deste trabalho é abordar as manifestações patológicas em revestimentos argamassados causadas por umidade, com foco na eflorescência, em uma igreja histórica localizada na cidade de Santa Cruz, Paraíba. A manifestação da eflorescência é resultado da dissolução de sais cristalizados em contato com a umidade, os pontos de eflorescência foram identificados na parte interna da torre da igreja, construída há mais de 40 anos. O estudo de caso envolveu análise visual, registro fotográfico e revisão dos projetos estrutural e arquitetônico. Foram encontradas e analisadas manifestações do tipo empolamento, manchas e bolor na parte interna da torre. A umidade foi atribuída à migração capilar, causando degradação mais acentuada devido à composição da argamassa. Comparado a locais com argamassa à base de cimento, a torre apresentou reações mais intensas. O estudo destaca a importância da manutenção em edificações históricas, destacando a necessidade de compreender os materiais utilizados e monitorar o processo construtivo para evitar futuros problemas.
id UFER_eb1ee5779bb12ef1bb3f1b4d03ef42a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11342
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEflorescênciaUmidadeManifestações patológicasArgamassaEdificações históricasO objetivo deste trabalho é abordar as manifestações patológicas em revestimentos argamassados causadas por umidade, com foco na eflorescência, em uma igreja histórica localizada na cidade de Santa Cruz, Paraíba. A manifestação da eflorescência é resultado da dissolução de sais cristalizados em contato com a umidade, os pontos de eflorescência foram identificados na parte interna da torre da igreja, construída há mais de 40 anos. O estudo de caso envolveu análise visual, registro fotográfico e revisão dos projetos estrutural e arquitetônico. Foram encontradas e analisadas manifestações do tipo empolamento, manchas e bolor na parte interna da torre. A umidade foi atribuída à migração capilar, causando degradação mais acentuada devido à composição da argamassa. Comparado a locais com argamassa à base de cimento, a torre apresentou reações mais intensas. O estudo destaca a importância da manutenção em edificações históricas, destacando a necessidade de compreender os materiais utilizados e monitorar o processo construtivo para evitar futuros problemas.17 f.Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)BrasilDepartamento de Ciências Exatas e da TerraUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-Árido2024-08-16T11:18:52Z2024-08-16T11:18:52Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfSILVA, Oséias Fernandes da. Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB. 17 f. Pau dos Ferros,2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11342Pau dos FerrosAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Oséias Fernandes daporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T21:41:09Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11342Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T21:41:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
title Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
spellingShingle Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
Silva, Oséias Fernandes da
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Eflorescência
Umidade
Manifestações patológicas
Argamassa
Edificações históricas
title_short Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
title_full Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
title_fullStr Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
title_full_unstemmed Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
title_sort Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB.
author Silva, Oséias Fernandes da
author_facet Silva, Oséias Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Oséias Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Eflorescência
Umidade
Manifestações patológicas
Argamassa
Edificações históricas
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Eflorescência
Umidade
Manifestações patológicas
Argamassa
Edificações históricas
description O objetivo deste trabalho é abordar as manifestações patológicas em revestimentos argamassados causadas por umidade, com foco na eflorescência, em uma igreja histórica localizada na cidade de Santa Cruz, Paraíba. A manifestação da eflorescência é resultado da dissolução de sais cristalizados em contato com a umidade, os pontos de eflorescência foram identificados na parte interna da torre da igreja, construída há mais de 40 anos. O estudo de caso envolveu análise visual, registro fotográfico e revisão dos projetos estrutural e arquitetônico. Foram encontradas e analisadas manifestações do tipo empolamento, manchas e bolor na parte interna da torre. A umidade foi atribuída à migração capilar, causando degradação mais acentuada devido à composição da argamassa. Comparado a locais com argamassa à base de cimento, a torre apresentou reações mais intensas. O estudo destaca a importância da manutenção em edificações históricas, destacando a necessidade de compreender os materiais utilizados e monitorar o processo construtivo para evitar futuros problemas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T11:18:52Z
2024-08-16T11:18:52Z
2024-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Oséias Fernandes da. Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB. 17 f. Pau dos Ferros,2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11342
identifier_str_mv SILVA, Oséias Fernandes da. Manifestações patológicas nos revestimentos argamassados da torre da igreja matriz de Santa Cruz-PB. 17 f. Pau dos Ferros,2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747452673130496