Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raimundo Nonato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6412
Resumo: The present work deals with the use of concrete and digital games as a tool to support the teaching of mathematics, with the purpose of analyzing the importance of games and playful activities in the learning of mathematics, we believe that when working with diversified subjects the teacher allows children get in touch with concrete objects having to solve contextualized situations, develop the cognitive resources and the necessary skills to face the varied situations experienced by her socially. Learning in mathematics through innovative pedagogical resources can awaken the student's interest in studying the discipline. The theoretical contribution used consisted of studies by several authors and from Brazil (2013), PCNs (1st to 4th grade, 1997). For this purpose, a bibliographic research was carried out, in books, scientific articles, magazines and electronic networks and other materials of a scientific nature. These data are used in the study in the form of citations, serving as a basis for the development of the researched subject.
id UFER_ee61f403f5b3e326cc9089ddf3c4e9ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6412
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciaisJogos matemáticoseducação matemáticaensinoaprendizageminovações pedagógicasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work deals with the use of concrete and digital games as a tool to support the teaching of mathematics, with the purpose of analyzing the importance of games and playful activities in the learning of mathematics, we believe that when working with diversified subjects the teacher allows children get in touch with concrete objects having to solve contextualized situations, develop the cognitive resources and the necessary skills to face the varied situations experienced by her socially. Learning in mathematics through innovative pedagogical resources can awaken the student's interest in studying the discipline. The theoretical contribution used consisted of studies by several authors and from Brazil (2013), PCNs (1st to 4th grade, 1997). For this purpose, a bibliographic research was carried out, in books, scientific articles, magazines and electronic networks and other materials of a scientific nature. These data are used in the study in the form of citations, serving as a basis for the development of the researched subject.O presente trabalho versa sobre o uso de jogos concretos e digitais como ferramenta de apoio ao ensino da matemática, tendo como finalidade analisar a importâncias dos jogos e atividades lúdicas no aprendizado da matemática, acreditamos que ao trabalharmos com matérias diversificados o professor possibilita que as crianças entrem em contato com objetos concretos tendo de resolver situações contextualizadas, desenvolvam os recursos cognitivos e as habilidades necessárias para enfrentar as variadas situações vividas por ela socialmente. A aprendizagem em matemática através de recursos pedagógicos inovadores pode despertar no aluno o interesse pelo estudo da disciplina. O aporte teórico utilizado consistiu nos estudos de diversos autores e de Brasil (2013), PCNs (1º à 4º série, 1997). Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros, artigos científicos, revistas e redes eletrônicas e demais materiais de caráter científico. Esses dados são usados no estudo sob forma de citações, servindo de embasamento para o desenvolvimento do assunto pesquisado.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSASilva, Kátia Cilene daPereira, Raimundo Nonato2021-06-22T19:56:27Z2021-06-222021-06-22T19:56:27Z2020-12-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Pereira (2020) Citação com autor não incluído no texto: (PEREIRA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6412porPEREIRA, Raimundo Nonato. Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais. 19 f. Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6412Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
title Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
spellingShingle Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
Pereira, Raimundo Nonato
Jogos matemáticos
educação matemática
ensinoaprendizagem
inovações pedagógicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_full Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_fullStr Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_sort Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais
author Pereira, Raimundo Nonato
author_facet Pereira, Raimundo Nonato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kátia Cilene da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Raimundo Nonato
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
educação matemática
ensinoaprendizagem
inovações pedagógicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Jogos matemáticos
educação matemática
ensinoaprendizagem
inovações pedagógicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work deals with the use of concrete and digital games as a tool to support the teaching of mathematics, with the purpose of analyzing the importance of games and playful activities in the learning of mathematics, we believe that when working with diversified subjects the teacher allows children get in touch with concrete objects having to solve contextualized situations, develop the cognitive resources and the necessary skills to face the varied situations experienced by her socially. Learning in mathematics through innovative pedagogical resources can awaken the student's interest in studying the discipline. The theoretical contribution used consisted of studies by several authors and from Brazil (2013), PCNs (1st to 4th grade, 1997). For this purpose, a bibliographic research was carried out, in books, scientific articles, magazines and electronic networks and other materials of a scientific nature. These data are used in the study in the form of citations, serving as a basis for the development of the researched subject.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
2021-06-22T19:56:27Z
2021-06-22
2021-06-22T19:56:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Pereira (2020) Citação com autor não incluído no texto: (PEREIRA, 2020)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6412
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Pereira (2020) Citação com autor não incluído no texto: (PEREIRA, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Raimundo Nonato. Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais. 19 f. Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747465776136192