Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Wendy de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7101
Resumo: Os efluentes industriais vêm ocasionando uma crescente preocupação à sociedade devido ao risco ambiental que geram para humanos, animais e plantas. Um dos poluentes mais indesejáveis, presente nas águas residuais industriais, é o fenol, especialmente devido à sua toxidade. Este composto não é removido da água por tratamentos convencionais e a adsorção vem sendo apontada como a tecnologia adequada para esse tipo de separação. Este estudo tem como objetivo avaliar a remoção de fenol de efluentes aquosos através da adsorção utilizando o carbono ativado comercial Norit RB4. Para isso, foram realizados ensaios cinéticos de adsorção e foi levantada uma isoterma de adsorção de fenol a 25 oC. Nos ensaios cinéticos, observou-se que o tempo de equilíbrio de adsorção foi de aproximadamente 120 minutos e, ao ajustar os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem aos dados experimentais, o modelo que melhor se ajustou foi o de pseudo-segunda ordem (R2 = 0,997). A partir da isoterma, observou-se que na concentração de equilíbrio de 76 mg/L foi obtida a quantidade adsorvida de fenol de 128 mg/g, o que sugere o Norit RB4 como um potencial material para a separação fenol-água. Ao avaliar a qualidade do ajuste com os modelos de isoterma de Langmuir, Freundlich, Toth, Sips, Temkin e Redlich-Peterson, o modelo de Langmuir apresentou um dos melhores ajustes (R2 = 0,969), sendo, portanto, o mais adequado para descrever a adsorção desse sistema devido a sua maior recorrência na literatura.
id UFER_f0cfa6a2f9e1414de30beb8e40717727
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7101
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4FenolCarbono ativadoAdsorçãoCinéticaIsotermaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAOs efluentes industriais vêm ocasionando uma crescente preocupação à sociedade devido ao risco ambiental que geram para humanos, animais e plantas. Um dos poluentes mais indesejáveis, presente nas águas residuais industriais, é o fenol, especialmente devido à sua toxidade. Este composto não é removido da água por tratamentos convencionais e a adsorção vem sendo apontada como a tecnologia adequada para esse tipo de separação. Este estudo tem como objetivo avaliar a remoção de fenol de efluentes aquosos através da adsorção utilizando o carbono ativado comercial Norit RB4. Para isso, foram realizados ensaios cinéticos de adsorção e foi levantada uma isoterma de adsorção de fenol a 25 oC. Nos ensaios cinéticos, observou-se que o tempo de equilíbrio de adsorção foi de aproximadamente 120 minutos e, ao ajustar os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem aos dados experimentais, o modelo que melhor se ajustou foi o de pseudo-segunda ordem (R2 = 0,997). A partir da isoterma, observou-se que na concentração de equilíbrio de 76 mg/L foi obtida a quantidade adsorvida de fenol de 128 mg/g, o que sugere o Norit RB4 como um potencial material para a separação fenol-água. Ao avaliar a qualidade do ajuste com os modelos de isoterma de Langmuir, Freundlich, Toth, Sips, Temkin e Redlich-Peterson, o modelo de Langmuir apresentou um dos melhores ajustes (R2 = 0,969), sendo, portanto, o mais adequado para descrever a adsorção desse sistema devido a sua maior recorrência na literatura.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSARios, Rafael BarbosaNunes, Wendy de Oliveira2022-05-27T15:28:06Z2022-05-272022-05-27T15:28:06Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Nunes (2021) Citação com autor não incluído no texto: (NUNES, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7101porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T08:11:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7101Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T08:11:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
title Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
spellingShingle Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
Nunes, Wendy de Oliveira
Fenol
Carbono ativado
Adsorção
Cinética
Isoterma
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
title_short Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
title_full Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
title_fullStr Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
title_full_unstemmed Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
title_sort Adsorção de fenol em carbono ativado comercial norit RB4
author Nunes, Wendy de Oliveira
author_facet Nunes, Wendy de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Rafael Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Wendy de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Fenol
Carbono ativado
Adsorção
Cinética
Isoterma
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
topic Fenol
Carbono ativado
Adsorção
Cinética
Isoterma
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
description Os efluentes industriais vêm ocasionando uma crescente preocupação à sociedade devido ao risco ambiental que geram para humanos, animais e plantas. Um dos poluentes mais indesejáveis, presente nas águas residuais industriais, é o fenol, especialmente devido à sua toxidade. Este composto não é removido da água por tratamentos convencionais e a adsorção vem sendo apontada como a tecnologia adequada para esse tipo de separação. Este estudo tem como objetivo avaliar a remoção de fenol de efluentes aquosos através da adsorção utilizando o carbono ativado comercial Norit RB4. Para isso, foram realizados ensaios cinéticos de adsorção e foi levantada uma isoterma de adsorção de fenol a 25 oC. Nos ensaios cinéticos, observou-se que o tempo de equilíbrio de adsorção foi de aproximadamente 120 minutos e, ao ajustar os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem aos dados experimentais, o modelo que melhor se ajustou foi o de pseudo-segunda ordem (R2 = 0,997). A partir da isoterma, observou-se que na concentração de equilíbrio de 76 mg/L foi obtida a quantidade adsorvida de fenol de 128 mg/g, o que sugere o Norit RB4 como um potencial material para a separação fenol-água. Ao avaliar a qualidade do ajuste com os modelos de isoterma de Langmuir, Freundlich, Toth, Sips, Temkin e Redlich-Peterson, o modelo de Langmuir apresentou um dos melhores ajustes (R2 = 0,969), sendo, portanto, o mais adequado para descrever a adsorção desse sistema devido a sua maior recorrência na literatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-20
2022-05-27T15:28:06Z
2022-05-27
2022-05-27T15:28:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Nunes (2021) Citação com autor não incluído no texto: (NUNES, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7101
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Nunes (2021) Citação com autor não incluído no texto: (NUNES, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747487738560512