Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Otília de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1271566719998197
http://lattes.cnpq.br/3482013379774428
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação
id UFER_f3723b0c7a389d17aae65037a29368ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8844
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAORedes de ValorResponsabilidade Social CorporativaOntologiasNecessidade SocialA Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundaçãoCorporate Social Responsibility is a group of actions or behaviours that organizations can take to generate mutual benefits for themselves and society, which promotes the sustainable development and simultaneously contributes to improve life quality of their employers, local community and society in general. Theoretically, business obligations must be aligned with the community necessities. Value networks represent an array of actors, activities and commercial value objects configured to satisfy a certain need. The e3value modeling approach did not handle social sustainability, due to the difficulty of precisely measuring the economic return for the involved actors. This research acknowledges this aspect’s importance and proposes to specify a value network ontology with corporate social responsibility. Social need is an important issue in a social value network that is fulfilled by the beneficiary’s decisions, who determines the fundamental business needs. For validation purposes, action-research technique was used in a real case study, the Fundação Ana Lima, which promotes responsible citizenship. In this research, social need survey and ontology validation were made by proposing a tool that divides the foundation’s main model into elementary sub-models, which represent their demand for sustainable approaches95 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoSilva, Patrício de AlencarMendes Neto, Francisco MiltonRibeiro, Cláudia Maria Fernandes AraújoSantos, Otília de Sousa2023-03-08T13:09:51Z2023-03-08T13:09:51Z2020-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1271566719998197http://lattes.cnpq.br/3482013379774428SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:27:17Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8844Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:27:17Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
title Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
spellingShingle Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
Santos, Otília de Sousa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Redes de Valor
Responsabilidade Social Corporativa
Ontologias
Necessidade Social
title_short Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
title_full Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
title_fullStr Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
title_full_unstemmed Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
title_sort Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
author Santos, Otília de Sousa
author_facet Santos, Otília de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Patrício de Alencar
Mendes Neto, Francisco Milton
Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Otília de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Redes de Valor
Responsabilidade Social Corporativa
Ontologias
Necessidade Social
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Redes de Valor
Responsabilidade Social Corporativa
Ontologias
Necessidade Social
description A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
2023-03-08T13:09:51Z
2023-03-08T13:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1271566719998197
http://lattes.cnpq.br/3482013379774428
SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844
url http://lattes.cnpq.br/1271566719998197
http://lattes.cnpq.br/3482013379774428
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844
identifier_str_mv SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747442315296768