Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/1271566719998197 http://lattes.cnpq.br/3482013379774428 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844 |
Resumo: | A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação |
id |
UFER_f3723b0c7a389d17aae65037a29368ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8844 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAORedes de ValorResponsabilidade Social CorporativaOntologiasNecessidade SocialA Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundaçãoCorporate Social Responsibility is a group of actions or behaviours that organizations can take to generate mutual benefits for themselves and society, which promotes the sustainable development and simultaneously contributes to improve life quality of their employers, local community and society in general. Theoretically, business obligations must be aligned with the community necessities. Value networks represent an array of actors, activities and commercial value objects configured to satisfy a certain need. The e3value modeling approach did not handle social sustainability, due to the difficulty of precisely measuring the economic return for the involved actors. This research acknowledges this aspect’s importance and proposes to specify a value network ontology with corporate social responsibility. Social need is an important issue in a social value network that is fulfilled by the beneficiary’s decisions, who determines the fundamental business needs. For validation purposes, action-research technique was used in a real case study, the Fundação Ana Lima, which promotes responsible citizenship. In this research, social need survey and ontology validation were made by proposing a tool that divides the foundation’s main model into elementary sub-models, which represent their demand for sustainable approaches95 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoSilva, Patrício de AlencarMendes Neto, Francisco MiltonRibeiro, Cláudia Maria Fernandes AraújoSantos, Otília de Sousa2023-03-08T13:09:51Z2023-03-08T13:09:51Z2020-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1271566719998197http://lattes.cnpq.br/3482013379774428SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:27:17Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8844Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:27:17Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
title |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
spellingShingle |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa Santos, Otília de Sousa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Redes de Valor Responsabilidade Social Corporativa Ontologias Necessidade Social |
title_short |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
title_full |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
title_fullStr |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
title_full_unstemmed |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
title_sort |
Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa |
author |
Santos, Otília de Sousa |
author_facet |
Santos, Otília de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Patrício de Alencar Mendes Neto, Francisco Milton Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Otília de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Redes de Valor Responsabilidade Social Corporativa Ontologias Necessidade Social |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Redes de Valor Responsabilidade Social Corporativa Ontologias Necessidade Social |
description |
A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 2023-03-08T13:09:51Z 2023-03-08T13:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1271566719998197 http://lattes.cnpq.br/3482013379774428 SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844 |
url |
http://lattes.cnpq.br/1271566719998197 http://lattes.cnpq.br/3482013379774428 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8844 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Otília de Sousa. Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747442315296768 |