Acessibilidade arquitetônica para pessoa com deficiência visual: estudo de caso de duas instituições de ensino superior em um município nordestino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7862 |
Resumo: | A acessibilidade é um direito indissolúvel para qualquer cidadão. As adequações de edificações para pessoas com deficiência e os seus direitos com relação a inclusão em instituições de ensino superior é tema abordado pelas normas NBR 9050:2020 e NBR 16537:2016 e pela Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Este trabalho objetiva realizar um estudo de caso em duas instituições de ensino superior em um município nordestino sobre a acessibilidade arquitetônica para pessoa com deficiência visual, por meio de uma pesquisa de campo com visitas in loco e coleta de informações através de medições e registros fotográficos. Observou-se a aplicação das sinalizações em portas, passagens, escadas, rampas e degraus, sinalização sonora, uso dos pisos táteis nos percursos de acesso a entrada, corredores, refeitórios, banheiros e demais espaços coletivos. Assim, foi possível observar a falta de conhecimento das normas e Leis, relatar a não contemplação e aplicações fora dos preceitos estabelecidos nas normas, podendo justificar-se pela ausência de observações, cumprimento e fiscalização da legislação e um olhar mais empático, sensível e consciente ao se projetar um espaço coletivo. Concluindo-se a necessidade de adequação das instituições para que elas possam garantir uso dos seus espaços com autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Como forma de contribuição realizou-se modelos de propostas de projetos de adequação, com as informações necessárias e aplicabilidade, nos espaços onde a adequação se fez necessária, de acordo com a normatização vigente. |
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Acessibilidade arquitetônica para pessoa com deficiência visual: estudo de caso de duas instituições de ensino superior em um município nordestinoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAcessibilidadeDeficiência visualDesenho UniversalNBR 9050:2020NBR 16537:2016A acessibilidade é um direito indissolúvel para qualquer cidadão. As adequações de edificações para pessoas com deficiência e os seus direitos com relação a inclusão em instituições de ensino superior é tema abordado pelas normas NBR 9050:2020 e NBR 16537:2016 e pela Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Este trabalho objetiva realizar um estudo de caso em duas instituições de ensino superior em um município nordestino sobre a acessibilidade arquitetônica para pessoa com deficiência visual, por meio de uma pesquisa de campo com visitas in loco e coleta de informações através de medições e registros fotográficos. Observou-se a aplicação das sinalizações em portas, passagens, escadas, rampas e degraus, sinalização sonora, uso dos pisos táteis nos percursos de acesso a entrada, corredores, refeitórios, banheiros e demais espaços coletivos. Assim, foi possível observar a falta de conhecimento das normas e Leis, relatar a não contemplação e aplicações fora dos preceitos estabelecidos nas normas, podendo justificar-se pela ausência de observações, cumprimento e fiscalização da legislação e um olhar mais empático, sensível e consciente ao se projetar um espaço coletivo. Concluindo-se a necessidade de adequação das instituições para que elas possam garantir uso dos seus espaços com autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Como forma de contribuição realizou-se modelos de propostas de projetos de adequação, com as informações necessárias e aplicabilidade, nos espaços onde a adequação se fez necessária, de acordo com a normatização vigente.53 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNóbrega, Marcilene Vieira daNóbrega, Marcilene Vieira daNóbrega, Marcilene Vieira daSoares, Alessandra Miranda MendesNogueira, Núbia Alves de SouzaAraújo, Débora Monic de Lima2022-11-27T18:23:45Z2022-11-27T18:23:45Z2022-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7862AngicosUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T12:13:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7862Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T12:13:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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