Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13612 |
Resumo: | Diante da representação da mulher como objeto, advinda do contexto midiáticocom certa inclinação ao imaginário masculino, pretendemos, neste artigo, investigar comoestá constituído e em quais formações discursivas estão inscritos os discursos mobilizadosem dois comerciais, um da Ford e outro da Volkswagen, exibidos nos anos de 2000 e 2014,respectivamente. Nossos resultados apontam para o fato de que o discurso que emerge nosdiversos contextos sociais sempre está atrelado a diferentes contextos sócio-históricos, o querevela além de sua inscrição no contexto imediato ou de enunciação, uma estreita relação como contexto amplo que constitui a sua historicidade. Dessa forma, nosso gesto de interpretaçãorevelou, através dos já-ditos e pré-construídos, o não-dito mobilizado nesses discursos,caracterizando duas representações diferentes da mulher, que se relacionam com o contextode produção e circulação dos comerciais, bem como com seu público-alvo. |
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Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídiaDiante da representação da mulher como objeto, advinda do contexto midiáticocom certa inclinação ao imaginário masculino, pretendemos, neste artigo, investigar comoestá constituído e em quais formações discursivas estão inscritos os discursos mobilizadosem dois comerciais, um da Ford e outro da Volkswagen, exibidos nos anos de 2000 e 2014,respectivamente. Nossos resultados apontam para o fato de que o discurso que emerge nosdiversos contextos sociais sempre está atrelado a diferentes contextos sócio-históricos, o querevela além de sua inscrição no contexto imediato ou de enunciação, uma estreita relação como contexto amplo que constitui a sua historicidade. Dessa forma, nosso gesto de interpretaçãorevelou, através dos já-ditos e pré-construídos, o não-dito mobilizado nesses discursos,caracterizando duas representações diferentes da mulher, que se relacionam com o contextode produção e circulação dos comerciais, bem como com seu público-alvo.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13612Revista Ágora; n. 22 (2015); 124-135Ágora Journal; No. 22 (2015); 124-135Revista Ágora; Núm. 22 (2015); 124-1351980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13612/9655Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Fernanda Tais Brignolde Oliveira, Vinicius Oliveira2020-08-23T21:10:32Zoai:periodicos.ufes.br:article/13612Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:32Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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