Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fernanda Tais Brignol
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Vinicius Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13612
Resumo: Diante da representação da mulher como objeto, advinda do contexto midiáticocom certa inclinação ao imaginário masculino, pretendemos, neste artigo, investigar comoestá constituído e em quais formações discursivas estão inscritos os discursos mobilizadosem dois comerciais, um da Ford e outro da Volkswagen, exibidos nos anos de 2000 e 2014,respectivamente. Nossos resultados apontam para o fato de que o discurso que emerge nosdiversos contextos sociais sempre está atrelado a diferentes contextos sócio-históricos, o querevela além de sua inscrição no contexto imediato ou de enunciação, uma estreita relação como contexto amplo que constitui a sua historicidade. Dessa forma, nosso gesto de interpretaçãorevelou, através dos já-ditos e pré-construídos, o não-dito mobilizado nesses discursos,caracterizando duas representações diferentes da mulher, que se relacionam com o contextode produção e circulação dos comerciais, bem como com seu público-alvo.
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