A Educação Feminina no Espírito Santo do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Ludmila Noeme Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16878
Resumo: Compreender as condições históricas que possibilitaram a ampliação da oferta da educação para o público feminino no Brasil não é tarefa fácil. Praticamente inexistente durante o período colonial, a instrução feminina só se tornou uma realidade na Província do Espírito Santo no século XIX, alavancada por discursos em defesa da construção de um projeto de civilidade e da natureza maternal da mulher, mais propensa, portanto, às tarefas do ensino. A ampliação da oferta de instrução para o público feminino pautou-se em um modelo que vinculava o currículo ao desenvolvimento de habilidades domésticas, na contramão dos estudos científicos que norteavam os currículos propostos para a formação masculina. Ainda assim, significou um importante passo na conquista dos direitos femininos, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho e no mundo do conhecimento.
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