Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Larissa Rodrigues Sathler
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580
Resumo: O processo de cristianização do Império Romano foi acompanhado por uma reordenação da área urbana responsável por suprimir ou remodelar os espaços e monumentos greco-romanos e judaicos. Em Milão, esse movimento de cristianização do espaço foi intensificado durante o bispado de Ambrósio (374-397), devido, principalmente, ao desempenho do bispo em implantar um arrojado plano com vistas ao fortalecimento da sua autoridade episcopal. Para melhor compreender as intervenções de Ambrósio no espaço citadino, daremos atenção especial à basilica Martyrium, à basilica Apostolorum e à basilica Virginum, além da edificação do Batistério de San Giovanni alle Fonti, um espaço construído com objetivo de ampliar o polo episcopal milanês. Cumpre notar que, no século IV, a cidade de Milão também foi palco dos inúmeros conflitos religiosos que dominavam o Império. Logo, o plano de Ambrósio em se apropriar do espaço urbano implicou ainda o rechaço da fé ariana e a defesa do ideal ascético, tal como se percebe no confisco da basilica Portiana e na edificação da já citada basilica Virginum.
id UFES-10_8af8d1bfd7a27eff5d1fbbaee56958d3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/18580
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IVO processo de cristianização do Império Romano foi acompanhado por uma reordenação da área urbana responsável por suprimir ou remodelar os espaços e monumentos greco-romanos e judaicos. Em Milão, esse movimento de cristianização do espaço foi intensificado durante o bispado de Ambrósio (374-397), devido, principalmente, ao desempenho do bispo em implantar um arrojado plano com vistas ao fortalecimento da sua autoridade episcopal. Para melhor compreender as intervenções de Ambrósio no espaço citadino, daremos atenção especial à basilica Martyrium, à basilica Apostolorum e à basilica Virginum, além da edificação do Batistério de San Giovanni alle Fonti, um espaço construído com objetivo de ampliar o polo episcopal milanês. Cumpre notar que, no século IV, a cidade de Milão também foi palco dos inúmeros conflitos religiosos que dominavam o Império. Logo, o plano de Ambrósio em se apropriar do espaço urbano implicou ainda o rechaço da fé ariana e a defesa do ideal ascético, tal como se percebe no confisco da basilica Portiana e na edificação da já citada basilica Virginum.Programa de Pós-Graduação em História2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580Revista Ágora; n. 25 (2017); 42-59Ágora Journal; No. 25 (2017); 42-59Revista Ágora; Núm. 25 (2017); 42-591980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580/12582Copyright (c) 2017 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Larissa Rodrigues Sathler2020-08-23T21:10:44Zoai:periodicos.ufes.br:article/18580Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:44Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
title Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
spellingShingle Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
Dias, Larissa Rodrigues Sathler
title_short Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
title_full Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
title_fullStr Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
title_full_unstemmed Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
title_sort Ambrósio e a reordenação do espaço urbano milanês no século IV
author Dias, Larissa Rodrigues Sathler
author_facet Dias, Larissa Rodrigues Sathler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Larissa Rodrigues Sathler
description O processo de cristianização do Império Romano foi acompanhado por uma reordenação da área urbana responsável por suprimir ou remodelar os espaços e monumentos greco-romanos e judaicos. Em Milão, esse movimento de cristianização do espaço foi intensificado durante o bispado de Ambrósio (374-397), devido, principalmente, ao desempenho do bispo em implantar um arrojado plano com vistas ao fortalecimento da sua autoridade episcopal. Para melhor compreender as intervenções de Ambrósio no espaço citadino, daremos atenção especial à basilica Martyrium, à basilica Apostolorum e à basilica Virginum, além da edificação do Batistério de San Giovanni alle Fonti, um espaço construído com objetivo de ampliar o polo episcopal milanês. Cumpre notar que, no século IV, a cidade de Milão também foi palco dos inúmeros conflitos religiosos que dominavam o Império. Logo, o plano de Ambrósio em se apropriar do espaço urbano implicou ainda o rechaço da fé ariana e a defesa do ideal ascético, tal como se percebe no confisco da basilica Portiana e na edificação da já citada basilica Virginum.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18580/12582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 25 (2017); 42-59
Ágora Journal; No. 25 (2017); 42-59
Revista Ágora; Núm. 25 (2017); 42-59
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207302918406144