Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bernardina M. J. Freire de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Maria Nilza Barbosa, Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060
Resumo: Este trabalho, para refletir sobre as vivências e as experiências educativas de Coriolano de Medeiros na então província da Parahyba do Norte, nas últimas décadas do século XIX, aproximou-se de abordagens teóricas que tratassem dessa memorialística a partir dos diversos cruzamentos com o tempo, o espaço e o movimento, visto que a memória é compreendida como uma construção social que deixa rastros ao longo do tempo. Para tanto, foi selecionada a obra O Tambiá da minha infância (1994), de Coriolano de Medeiros, tomada como artefato de memória. No diálogo com Aleida Assmann que apresenta a escrita como principal meio de eternização e suporte da memória, busca-se o entendimento de alguns espaços e sujeitos presentes na ação educativa a partir das experiências narrativas do escritor paraibano.
id UFES-10_99227784b75cb74eca84adaa1019bda4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/21060
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infânciaEste trabalho, para refletir sobre as vivências e as experiências educativas de Coriolano de Medeiros na então província da Parahyba do Norte, nas últimas décadas do século XIX, aproximou-se de abordagens teóricas que tratassem dessa memorialística a partir dos diversos cruzamentos com o tempo, o espaço e o movimento, visto que a memória é compreendida como uma construção social que deixa rastros ao longo do tempo. Para tanto, foi selecionada a obra O Tambiá da minha infância (1994), de Coriolano de Medeiros, tomada como artefato de memória. No diálogo com Aleida Assmann que apresenta a escrita como principal meio de eternização e suporte da memória, busca-se o entendimento de alguns espaços e sujeitos presentes na ação educativa a partir das experiências narrativas do escritor paraibano.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060Revista Ágora; n. 27 (2018); 173-187Ágora Journal; No. 27 (2018); 173-187Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 173-1871980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060/14103Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bernardina M. J. Freire deRosa, Maria Nilza BarbosaMariano, Nayana Rodrigues Cordeiro2020-08-23T21:10:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/21060Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:46Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
title Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
spellingShingle Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
Oliveira, Bernardina M. J. Freire de
title_short Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
title_full Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
title_fullStr Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
title_full_unstemmed Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
title_sort Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância
author Oliveira, Bernardina M. J. Freire de
author_facet Oliveira, Bernardina M. J. Freire de
Rosa, Maria Nilza Barbosa
Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro
author_role author
author2 Rosa, Maria Nilza Barbosa
Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bernardina M. J. Freire de
Rosa, Maria Nilza Barbosa
Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro
description Este trabalho, para refletir sobre as vivências e as experiências educativas de Coriolano de Medeiros na então província da Parahyba do Norte, nas últimas décadas do século XIX, aproximou-se de abordagens teóricas que tratassem dessa memorialística a partir dos diversos cruzamentos com o tempo, o espaço e o movimento, visto que a memória é compreendida como uma construção social que deixa rastros ao longo do tempo. Para tanto, foi selecionada a obra O Tambiá da minha infância (1994), de Coriolano de Medeiros, tomada como artefato de memória. No diálogo com Aleida Assmann que apresenta a escrita como principal meio de eternização e suporte da memória, busca-se o entendimento de alguns espaços e sujeitos presentes na ação educativa a partir das experiências narrativas do escritor paraibano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060/14103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 27 (2018); 173-187
Ágora Journal; No. 27 (2018); 173-187
Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 173-187
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304986198016