ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salim, Maria Alayde de Alcântara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Ueber José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507
Resumo: Norteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica.
id UFES-10_bb03d3e83fbf57553e12ac1bf52195ce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27507
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moçosNorteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica. Programa de Pós-Graduação em História2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507Revista Ágora; n. 29 (2019); 62-82Ágora Journal; No. 29 (2019); 62-82Revista Ágora; Núm. 29 (2019); 62-821980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507/18527Copyright (c) 2019 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalim, Maria Alayde de AlcântaraOliveira, Ueber José de2020-08-23T21:10:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/27507Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:48Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
title ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
spellingShingle ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
Salim, Maria Alayde de Alcântara
title_short ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
title_full ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
title_fullStr ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
title_full_unstemmed ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
title_sort ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
author Salim, Maria Alayde de Alcântara
author_facet Salim, Maria Alayde de Alcântara
Oliveira, Ueber José de
author_role author
author2 Oliveira, Ueber José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salim, Maria Alayde de Alcântara
Oliveira, Ueber José de
description Norteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507/18527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 29 (2019); 62-82
Ágora Journal; No. 29 (2019); 62-82
Revista Ágora; Núm. 29 (2019); 62-82
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207302943571968