ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507 |
Resumo: | Norteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica. |
id |
UFES-10_bb03d3e83fbf57553e12ac1bf52195ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/27507 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moçosNorteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica. Programa de Pós-Graduação em História2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507Revista Ágora; n. 29 (2019); 62-82Ágora Journal; No. 29 (2019); 62-82Revista Ágora; Núm. 29 (2019); 62-821980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507/18527Copyright (c) 2019 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalim, Maria Alayde de AlcântaraOliveira, Ueber José de2020-08-23T21:10:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/27507Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:48Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
title |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
spellingShingle |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços Salim, Maria Alayde de Alcântara |
title_short |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
title_full |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
title_fullStr |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
title_full_unstemmed |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
title_sort |
ensino de história e ditadura civil-militar. uma reFlexão à luz do livro-slide educação moral e cívica: vultos da pária. oração aos moços |
author |
Salim, Maria Alayde de Alcântara |
author_facet |
Salim, Maria Alayde de Alcântara Oliveira, Ueber José de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ueber José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salim, Maria Alayde de Alcântara Oliveira, Ueber José de |
description |
Norteados pelas elaborações de Marc Bloch (2001) quanto ao fato de que as fontes documentais não falam por si e que é imprescindível ao historiador saber interrogá-las, o presente artigo tem por objetivo a análise de um vestígio, uma marca do ensino de história encontrado no presente, mais precisamente um material paradidático escolar produzido e distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1972. A partir de tal documento, analisaremos alguns aspectos que marcaram esse ensino no período denominado de Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O material intitulado Livro-Slide-Educação Moral e Cívica apresenta, em uma ordem cronológica, a biografia e realizações de personalidades consideradas de destaque na história nacional e em anexo ao texto, um conjunto de slides retratando tais personalidades. A conclusão é a de que, apesar da renovação em relação às concepções e às práticas do ensino de história que buscaram superar o modelo de ensino baseado na exposição cronológica e linear dos fatos políticos, observamos algumas permanências e mesmo retrocessos na realidade vivenciada na prática desse ensino na educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27507/18527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; n. 29 (2019); 62-82 Ágora Journal; No. 29 (2019); 62-82 Revista Ágora; Núm. 29 (2019); 62-82 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1792207302943571968 |